Segunda-Feira, 21 de Agosto de 2017

Aprecesp promove Terceira Reunião Ordinária, em Eldorado

Eldorado sediou, no último sábado (20),  a 3ª Reunião Ordinária da Associação das Prefeituras das Cidades Estâncias do Estado de São Paulo (Aprecesp). O encontro, realizado no auditório CATRE (Centro Adventista de Treinamento e Recreação), reuniu autoridades do governo estadual, deputados, prefeitos, vereadores, diretores municipais e representantes do setor turístico.

Na ocasião, foi assinado Termos de Cooperação com a Gestour Brasil, empresa que atua através serviços virtuais, desenvolvendo e criando oportunidades de negócios para o setor turístico. Além disso, o evento contou com a palestra do campeão mundial de vôlei, Giba, que abordou temas como motivação e superação, discorreu sobre o sucesso do trabalho em equipe, liderança, metas e perseverança, fazendo uma comparação entre o mundo corporativo e o esporte, e, ainda, a superação de limites e a dificuldade de se manter no topo durante tantos anos.

O prefeito Eduardo Fouquet reforçou a importância da Aprecesp, destacando o esforço da entidade para promover o desenvolvimento turístico das estâncias, criação de parcerias com a iniciativa privada e a qualificação profissional do setor.

O presidente da entidade, André Bozola, manifestou preocupação com o contingenciamento de recursos estaduais, medida que atinge o Departamento de Apoio e Desenvolvimento das Estâncias (Dade), responsável pela aprovação e liberação de recursos para a execução de projetos em estâncias. Para 2015, o orçamento do Dade é de aproximadamente R$ 350 milhões, porém, com o contingenciamento, o valor disponibilizado é de R$ 268 milhões.

Atualmente, o Estado de São Paulo tem 70 estâncias, no entanto, a nova legislação abriu espaço para 140 municípios de interesse turístico. Para Bozola, a união dos prefeitos é importante para buscar soluções que evitem o corte de verbas para o setor de Turismo.

O secretário estadual de Turismo, Roberto de Lucena, disse que, no momento, as prefeituras devem adequar os projetos ao volume de recursos disponíveis. Segundo ele, apenas no segundo semestre o governo voltará a discutir o assunto. “Vamos deixar esta preocupação e nos concentrar em convênios firmados e prestação de contas”, disse.

Lucena pontuou também algumas ações necessárias para o desenvolvimento do turismo no Estado de São Paulo: fortalecimento dos conselhos municipais de turismo, realização do inventário turístico e o plano de desenvolvimento turístico. “O Estado de São Paulo tem política pública de fomento ao turismo. Devemos pensar o turismo de maneira global, com metas a médio e longo prazo”, disse Lucena.

Tag: