Quinta-Feira, 23 de Maio de 2019

ATENÇÃO | Primeiro Simulado de Evacuação de Área de Risco

ATENÇÃO!!!

A Coordenadorioa Estadual de Proteção e Defesa Civil (CEPDEC/SP) promoverá, neste sábado (23/03), a partir das 9h, na Rua Pedro A. Muniz (Rua do Campo) - Centro, o primeiro simulado de evacuação de área de risco, com o objetivo de prevenção, preparação, resposta e recuperação para situações de risco.

A ação vai simular o deslocamento emergencial de pessoas que moram em áreas consideradas de risco, e capacitar os moradores e técnicos para agirem de maneira eficaz em momentos de precisão.

O simulado envolverá o trabalho integrado dos departamentos municipais, em conjunto com a Defesa Civil do Estado de São Paulo, com participação do Corpo de Bombeiros, Polícia Militar, Polícia Ambiental, Sabesp, Elektro entre outros.

Durante a simulação  serão testadas situações de inundação e escorregamento com remoção preventiva dos moradores para abrigos temporários. O município investiu em capacitação da equipe local, buscando o aprimoramento para atuação frente às ocorrências características deste período do ano, sendo um dos poucos que operacionalizam planos preventivos para escorregamento e inundação no Estado de São Paulo.

Contamos com a colaboração de todos e convidamos todos, portanto, a prestigiarem nosso evento!

ROTEIRO DO SIMULADO DE ABANDONO EMERGENCIAL DE ÁREA DE RISCO

Início às 9 horas no Posto de Comando (E.E. Jaime de Almeida Paiva - Rua Paula de Souza n° 145, município de Eldorado).

- Coordenadoria Municipal de Proteção e Defesa Civil (COMPDEC) do Município de Eldoradorecebe, via SMS, o aviso meteorológico da Coordenadoria Estadual de Proteção e Defesa Civil (CEPDEC/SP);

- Equipes da Defesa Civil municipal são informadas de possíveisvítimas de ocorrência de inundação e escorregamento na Rua Pedro Antônio de Muniz, e se deslocam para o local;

- Corpo de Bombeiros é acionado por moradores (193);

- Socorro das vítimas por inundação às margens do Rio Ribeira do Iguape e deslizamento de terrasobre casa construída em área de risco;

- Identificação de outros pontos de movimentação de solo por equipes municipais e acionamento da Defesa Civil Estadual para vistoria;

- Vistoria conjunta realizada pela CEPDEC, IG, IPT e COMPDEC;

- Moradores das adjacências deslocam-se para o abrigo;

Encerramento às 12h.

NA MÍDIA:

REGISTRO DIÁRIO:- http://www.registrodiario.com/noticia/5509/defesa-civil-realiza-simulado-para-situacoes-de-risco-no-municipio-de-eldorado.html

G1 SANTOS E REGIÃO:- https://g1.globo.com/sp/santos-regiao/noticia/2019/03/19/defesa-civil-realiza-simulado-de-abandono-em-eldorado-sp.ghtml

A TRIBUNA:- https://www.atribuna.com.br/cidades/valedoribeira/defesa-civil-realiza-simulado-de-abandono-emergencial-em-eldorado-1.45104

Não disponível!