Sábado, 21 de Janeiro de 2017

Audiências Públicas sobre a proposta de Zoneamento Ecológico-Econômico do Vale do Ribeira

O CONSEMA - Conselho Estadual do Meio Ambiente convoca 3 audiências públicas sobre a proposta de “Zoneamento Ecológico-Econômico do setor do Vale do Ribeira”. Esta proposta foi elaborada pelo Grupo Setorial de Coordenação do Gerenciamento Costeiro do Vale do Ribeira, nos termos da Lei 10.019/98, que institui o Plano Estadual de Gerenciamento Costeiro de São Paulo.

As audiências acontecerão nos seguintes locais, dias e horário:

*Juquiá - 02/12/14 às 17 horas, no edifício situado à Rua Mohamed Said Hedjazi, 164 fundos (ao lado do BigHotel), Centro Juquiá/SP.

*Eldorado - 03/12/14  às 17 horas, no Centro Comunitário municipal de Eldorado, situado à avenida Caraitá, 512, Centro, Eldorado/SP.

*Apiaí - 04/12/14 às 17 horas, no Clube Banespinha, na Rua Duque de Caxias, 368, Centro, Apiaí/SP.

Participe!

O material de instrução das Audiências Públicas está disponível em

SOBRE O ZONEAMENTO

O Zoneamento Ecológico-Econômico (ZEE), também chamado Zoneamento Ambiental, tem como objetivo viabilizar o desenvolvimento sustentável a partir da compatibilização do desenvolvimento socioeconômico com a conservação ambiental. Este mecanismo de gestão ambiental consiste na delimitação de zonas ambientais e atribuição de usos e atividades compatíveis segundo as características (potencialidades e restrições) de cada uma delas. O objetivo é o uso sustentável dos recursos naturais e o equilíbrio dos ecossistemas existentes.

Assim, o ZEE deve se fundar numa análise detalhada e integrada da região, considerando os impactos decorrentes da ação humana e a capacidade de suporte do meio ambiente. A partir desta análise propõe diretrizes específicas para cada unidade territorial (zona) identificada, estabelecendo, inclusive, ações voltadas à mitigação ou correção de impactos ambientais danosos eventualmente identificados.

Considerando que cada zona terá características ambientais, sociais, econômicas e culturais distintas, vulnerabilidades e potencialidades próprias, o padrão de desenvolvimento delas não é uniforme. O ZEE valoriza essas particularidades, que se traduzem no estabelecimento de alternativas de uso e gestão que oportunizam as vantagens competitivas do território.