Domingo, 19 de Novembro de 2017

Campanha de Prevenção do Câncer de Colo Uterino

A Prefeitura de Eldorado, através do Departamento Municipal de Saúde e Saneamento, promoverá, no dia 08 de março, das 08:00 às 16:00, a Campanha de Prevenção de Colo do Útero. Nesta ação, as mulheres poderão realizar o exame preventivo na Unidade Básica de Saúde (UBS).

O câncer de colo do útero tem como principal causador o Papiloma Virus Humano (HPV) e é o segundo tipo mais comum entre as mulheres, superado apenas pelo câncer de mama. Mulheres diagnosticadas precocemente, se tratadas adequadas, têm praticamente 100% de chances de cura. Mesmo que tenha feito o exame em anos anteriores, é necessário procurar as unidades de saúde, uma vez que recomenda-se fazer o examente anualmente.

Confira algumas precauções que devem ser tomadas antes do exame:

- Não usar duchas ou medicamentos vaginais nos dias que antecedem o exame;

- Não estar menstruada;

- Em caso de sangramento fora do período menstrual, procure orientação em uma UBS.

Tag: