Sexta-Feira, 17 de Novembro de 2017

Como separar o lixo reciclável

Na prática, nem sempre é uma tarefa fácil decidir o que vai para o “Lixo que não é lixo” e o que pode ser encaminhado para o aterro sanitário. Surgem dúvidas corriqueiras. É preciso lavar as embalagens? Se o papel molhou ele não pode ser reciclado? As confusões acabam levando à separação incorreta e representam custos adicionais.

O erro mais comum é misturar materiais “sujos”, que inviabilizam o reaproveitamento de outros produtos, conta o Diretor do Departamento Municipal de Meio Ambiente, Elóy Souza. “A pessoa acha que porque separou uma garrafa PET está colaborando com a reciclagem. Mas se o processo não for bem feito, o trabalho é perdido. Se tiver resto de refrigerante, o líquido pode escorrer e sujar o papel seco que estava na sacola”, comenta.

Mas então precisa lavar as embalagens? Não, necessariamente. No caso de garrafas e caixas de leite, por exemplo, basta virá-las e deixar escorrer o conteúdo antes de colocar na sacola. Usar água potável para limpar vasilhas destinadas à reciclagem é uma atitude controversa. Na maioria dos casos, representa desperdício de um recurso tão vital e caro. O ideal é que a água de reuso – como aquela que sai da máquina de lavar roupas – seja destinada para limpar embalagens, como frascos de molho de tomate.

Dicas

Veja como é fácil separar corretamente o lixo:

• Para afastar insetos, deixe o lixo armazenado em um recipiente fechado. É importante tampar a garrafa PET.

• Vidros quebrados, lâminas de barbear e outros materiais cortantes ou perfurantes devem ser colocados dentro de caixas ou enrolados em folha de jornal, para não ferir os coletores.

• Muitas pessoas amarram o cachorro à lixeira e não entendem porque os coletores não recolheram o lixo. Também é comum – mas errado – pendurar a sacola em portões e muros vigiados por cães.

• A caneta estourou? Não coloque no lixo a ser reciclado. Mas quando a tinta acaba, basta separar as partes, jogar o tubo de tinta no lixo convencional e o plástico no reciclável.

• Papel sujo não pode ser reciclado. Mas papel apenas molhado, pode. Então, se o lixo que você colocar em frente de casa tomar chuva, não há problema.

• Não adianta mandar roupas no Lixo que não é lixo achando que elas serão doadas ou reaproveitadas. Além de não serem recicladas, as roupas acabam sendo levadas para o aterro.