Sexta-Feira, 18 de Agosto de 2017

Comunidade indígena Takuari comemora 1 ano em terras eldoradenses

Neste domingo (20), os moradores da comunidade indígena Takuari comemoraram 1 ano de fundação da aldeia em terras eldoradenses. Durante a festividade, foi montada uma estrutura para apresentação de artesanatos, demonstração de danças e músicas tradicionais, além de um almoço com muita carne e produtos típicos da culinária Guarani.

Estiveram presentes o Prefeito Eduardo Fouquet, Diretores Municipais, membros da FUNAI e vereadores de Eldorado e moradores da cidade.

Autoridade máxima da aldeia, o cacique Timóteo da Silva “Verá Popygua” agradeceu a todos pela receptividade e destacou os esforços da Prefeitura de Eldorado, em relação ao apoio e desenvolvimento da comunidade.

O Prefeito Eduardo Fouquet lembrou a importância de uma comunidade indígena no município e deixou claro que os novos eldoradenses terão cada vez mais espaço no cenário político local. “Estamos incluindo representantes indígenas em todos os nossos seminários e atividades envolvendo os departamentos da Prefeitura. Nosso objetivo é que a comunidade esteja junto conosco e participe das nossas decisões”, destacou Fouquet.

CHEGADA DOS INDÍGENAS

Estes novos moradores de Eldorado trocaram Parelheiros, em São Paulo, pelo Vale do Ribeira, há um ano, e fundaram a primeira comunidade indígena do município.

A Aldeia, que fica na zona rural, a 17 km do centro da cidade, está assentada numa propriedade que foi uma antiga fazenda, a qual foi comprada, pelo Governo do Estado de SP, como medida de indenização compensatória para os índios que moravam em uma área próxima ao Rodoanel, na Grande São Paulo.