Segunda-Feira, 11 de Dezembro de 2017

Consciência Negra: Prefeitura de Eldorado comemora a data com o Encontro da Cultura Afro 2017

Na última sexta-feira (17/11), antecipando a comemoração ao Dia Nacional da Consciência Negra, a Prefeitura de Eldorado realizou o Encontro da Cultura Afro, promovendo diversos eventos de resgate aos costumes afrodescendentes como danças típicas quilombolas, capoeira, artesanato sarau e, o “ponto alto da noite”, o concurso de beleza Miss Afro 2017.

Eldorado possui uma das maiores concentrações de quilombos do Brasil, com destaque para o Ivaporunduva [um dos principais do país], e realizar um evento voltado a cultura afrodescendente é um grande orgulho para o nosso município, pois podemos mostrar o valor que esse tem para a sociedade”, destacou o prefeito Vadico.

"O evento foi um grande sucesso e pudemos destacar as tradições quilombolas e a beleza da mulher afrodescendente. Gostaria de agradecer a todos os que colaboraram direta ou indiretamente, os participantes das danças, capoeira, jurados e comunidades envolvidas", disse Magda Mendes, diretora municipal de turismo.

A data

O Dia Nacional de Zumbi e da Consciência Negra, celebrado em 20 de novembro, foi instituído oficialmente pela lei nº 12.519, de 10 de novembro de 2011. A data faz referência à morte de Zumbi, o então líder do Quilombo dos Palmares.

Tag: