Domingo, 19 de Fevereiro de 2017

Coordenador de Assuntos Quilombolas vista o bairro Ostra, a mais nova comunidade de Eldorado

Moradores estão finalmente conseguindo criar associação própria.

No último sábado (28), André Luiz Pereira, Coordenador de Assuntos Quilombola, esteve no bairro de Ostra para acompanhar o processo de organização da mais nova comunidade quilombola de Eldorado.

A reunião contou com presença dos moradores do bairro, líderes de comunidades vizinhas e representantes da EAACONE (Equipe de Articulação e Assessoria às Comunidades Negras). A presença do Coordenador André Luiz foi fundamental para alinhar as propostas da associação de moradores junto a Prefeitura Municipal de Eldorado.

QUILOMBO OSTRA

A comunidade é formada por 14 famílias, as quais possuem parentescos com moradores dos quilombos de Sapatu e André Lopes. O local é basicamente habitado por jovens e faixa etária entre 10 a 45 anos.

Ostra está situada na rodovia SP 165 - Km 40, sentido Iporanga, e encontra-se entre as comunidades de Sapatu e André Lopes. O bairro, que fica às margens do Rio Ribeira de Iguape, tem como fonte principal de renda a agricultura familiar, através do cultivo de milho, mandioca, banana, feijão entre outras culturas.