Quinta-Feira, 21 de Setembro de 2017

Cuidados básicos no verão podem evitar o câncer de pele

Todo o Brasil está sofrendo com a forte onda de calor e, como você tem notado, Eldorado também anda como um forno, com temperaturas superando os 35 graus.

De acordo com o Departamento municipal de Saúde, é nesta época que aumentam as incidências de doenças de pele provenientes dos raios solares, como o câncer de pele.

Para fugir do calor excessivo e se proteger do sol, veja abaixo algumas dicas importantes para o seu dia a dia:

• Sempre que possível, evite sair nos horários em que o sol estiver a pino, das 10h às 16h. Prefira sair de manhãzinha ou ao entardecer;

• Use filtro solar, sempre;

• Evite ficar exposto ao sol, procure caminhar pela sombra;

• Prefira uma alimentação leve: frutas suculentas, saladas e, é claro, um sorvetinho para refrescar;

• Mantenha-se hidratado: beba bastante líquido, a toda hora. Nem espere a sede reclamar;

• Evite bebidas com cafeína, álcool ou muito açúcar. Eles vão fazer com que você perca ainda mais líquido corporal;

• Facilite a transpiração: use roupas folgadas, de tecidos leves e claros;

• Uma boa ideia é incluir um chapéu ou boné no figurino;

• Também não se esqueça dos óculos escuros. Mas não adianta ser qualquer um: ele precisa ter proteção ultravioleta total para evitar queimaduras da córnea e da retina, que causam lesões irreversíveis;

• Mas, para aliviar mesmo, nada melhor do que água. De acordo com suas possibilidades, lave rosto, nuca, braços e mãos, tome uma ducha fria, ou mergulhe em uma das nossas tantas cachoeiras;

• Tenha um cuidado ainda maior com bebês e crianças, maiores de 65 anos e pessoas doentes - especialmente cardíacos ou com pressão alta.

Tag: