Segunda-Feira, 25 de Setembro de 2017

Departamento de Saúde promove a Campanha de Multivacinação

Crianças (0 a 9 anos) e adolescentes menores de 15 anos devem comparecer na UBS do Centro para atualizar a situação vacinal. A convocação do Departamento de Saúde faz parte da Campanha Nacional de Multivacinação, que pretende ampliar em todo o País, a cobertura nesta faixa etária. O Dia “D” da vacinação será 16 de setembro, das 08:00 às 16:00.

O objetivo é atender o maior número possível de crianças e adolescentes com vacinação incompleta. O atual calendário de vacinação dispõe de 14 tipos de vacina para o público infantil e cinco para o adolescente. “É fundamental que toda a população alvo compareça aos serviços de saúde, levando a caderneta de vacinação”, enfatiza Elisandra Ribeiro, diretora municipal de Saúde.

O público infantojuvenil deve comparecer levando a carteira de vacinação para que os profissionais avaliem se há alguma dose que ainda não foi administrada, ou se há doses que necessitam ser aplicadas. Na ocasião serão oferecidas as vacinas de rotina como BCG, Hepatite A, DTPA (difteria, tétano e coqueluche acelular) e tríplice viral

EXCEÇÃO – Em algumas situações é recomendado adiar a vacinação: a exemplo de doenças febris graves; uso de medicamentos com corticoides por um período superior a 14 dias; pessoas que estão usando imunoglobulinas ou sangue e derivados. Se houver dúvidas quanto ao estado de saúde, o ideal é procurar informar-se no dia da vacinação.

Tag: