Quinta-Feira, 20 de Julho de 2017

Departamento Social de Eldorado, que vem atuando com força total, foi eleito o melhor do Vale

Com foco total na qualidade de vida e bem estar da população de Eldorado, o Departamento de Assistência Social vem trabalhando em diversas esferas da sociedade. A forte atuação do setor e comprometimento dos profissionais está gerando resultado bastante positivos. Entre os municípios do Estado de São Paulo, Eldorado ficou na sexta posição, e eleito o melhor do vale do Ribeira.

Diversos projetos e ações estão correndo em paralelo, tudo para garantir que o município conquiste o desenvolvimento necessário em prol dos eldoradenses. Confira abaixo alguns programas que já são realidade e estão dando certo:

ESPAÇO SOCIAL

Foi inaugurado, no dia 08 de março, um espaço onde serão realizados os atendimentos da Equipe Volante do CRAS, além das oficinas relâmpagos. A construção está localizada no Bairro Areado, onde haverá atendimento para os bairros próximos como Areadinho, Cavuvu, Onça e Rio Batatal.

SAÚDE ALIMENTAR – BAIRRO MENINOS

O Departamento de Assistência Social, juntamente com o CMDA – Conselho Municipal da Criança e Adolescente – está Implantando no Bairro Meninos o Projeto Saúde Alimentar, o qual possui uma estufa para  hortaliças hidropônicas e atenderá as famílias com crianças que se encontram em situação de risco (trabalhando no aterro sanitário). Os jovens participarão do projeto  em horário em que não estão na escola.

A finalidade do Saúde Alimentar, que está sendo financiado pela ELEKTRO, é proporcionar uma melhor qualidade de vida aos munícipes.

AÇÃO JOVEM

As Oficinas do Programa tiveram início no dia 17 de março e estão direcionadas paras manifestações culturais e artísticas como apresentações de hip hop, música, dança, artesanato com material reciclável e Capoeira. Haverá, em breve, atividades de orientação profissional aos alunos do último ano do ensino médio.

ARTCLAGEM

È um Projeto que está sendo financiado, também pela ELEKTRO, para atender criança e adolescente (07 á 17 anos). O programa iniciou na última sexta-feira (28), no Centro Comunitário.

CONVIVÊNCIA E FORTALECIMENTO DE VÍNCULO

Cerca de 400 pessoas, divididas em 10 grupos, estão integradas no Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculo, ação que consiste em proporcionar um atendimento completo para toda a família. Neste serviço, há o apoio direto a criança, ao adolescente, ao jovem e ao Idoso, sendo desenvolvido através de oficinas, palestras, orientação e acompanhamento pessoal.

Os grupos serão atendidos tanto no CRAS  Central como pela Equipe Volante (formada por técnicos que atenderão os seguintes bairros: Meninos, Itapeúna, Barra do Braço, Batatal, Pedro Cubas, Ivaporunduva, Nhunguara, André Lopes e Sapatú). A equipe do CRAS Central atenderá os demais bairros do município e o centro da cidade.

SÃO PAULO SOLIDÁRIO

O São Paulo Solidário é o resultado de uma busca ativa onde são identificadas as famílias que estão em pobreza multidimensional (extrema pobreza), famílias que têm uma renda de até 70 reais (por pessoa) e não conseguem ter acesso a serviços públicos básicos como saúde, educação, esporte e lazer. Essas famílias estão sendo inseridas em programas de transferência de renda (Bolsa Família, Renda Cidadã e Ação Jovem), frente de trabalho, em projetos e serviços oferecidos pelo setor, além de tudo, estão sendo acompanhadas pelo Social (Departamento de Assistência Social, CRAS, CREAS e entidades Sociais).

CURSOS DE CAPACITAÇÃO PROFISSIONAL

Através do Instituto Federal de São Paulo, serão implantados, no mês de Abril, cinco cursos Profissionalizantes do PRONATEC, sendo Auxiliar Administrativo, Agente de Informações Turísticas, Agricultor Orgânico, Horticultor Orgânico e Agricultor Familiar.

Os principais critérios para participação no curso são: estar inscrito no CADUNICO, pessoas desempregadas e deficientes.

PAA – PROGRAMA DE AQUISIÇÃO DE ALIMENTOS

O Departamento de Assistência Social passou a ser responsável pelo PAA – Programa de Aquisição de Alimentos – desde Janeiro deste ano. O programa atende famílias que estão no CADUNICO e Entidades Cadastradas no Departamento Social. Através desta iniciativa, formada em parceria com o Departamento Municipal de Agricultura, o Social recebe, pesa, seleciona e distribuí alimentos para pessoas com necessidades financeiras e que estão cadastradas no programa.

VIVA LEITE

Este é um programa que atende famílias de baixa renda (que recebem até um salário mínimo). A entrega do leite é realizada todas as terças-feiras, no Ginásio Municipal de Esportes, entre as 07:00 e 09:00 da manhã.