Sábado, 29 de Abril de 2017

Departamento Social inicia curso de Artesanato em Fibra da Bananeira

O Curso de Artesanato em Fibra da Banana, realizado pela Prefeitura de Eldorado, através do Departamento de Assistência Social e CRAS, está tomando forma e irá proporcionar uma ação integrada entre adolescentes e Idosos. A monitora do curso é a Srª Esperança (moradora do bairro Sapatu) e as atividades estão sendo desenvolvidas no bairro Centro, no prédio da antiga Papelaria de Dona Amélia.

O curso irá capacitar e qualificar 20 artesãos para o manejo da fibra da bananeira com produto padronizado e apto para comercialização e inserção no circuito quilombola e pontos turísticos, garantindo a apresentação aos turistas, gerando impacto no aumento das vendas e, consequentemente, mais lucro para as famílias. Desta forma, a família complementará a renda, apresentando maior possibilidade de sair da condição de pobreza multidimensional.

A iniciativa faz parte do Projeto Além da Renda, inserido no Programa São Paulo Solidário, que é um programa de superação da Extrema Pobreza que visa garantir a mobilidade social a todos os paulistas que se encontram em situação de miséria.

A fibra de bananeira que não tinha utilidade depois do corte do cacho de banana, agora tem um destino para quem tem mãos habilidosas para elaborar peças artísticas, além disso, poderá se transformar em fonte de renda para muitos artesãos.

Para o Prefeito Eduardo Fouquet, o incentivo a esse tipo de projeto tem duas grandes oportunidades, garantir o aperfeiçoamento artístico, além de possibilitar o retorno financeiro vindo das vendas das obras.