Quarta-Feira, 28 de Junho de 2017

Departamentos se reúnem para discutir o projeto “Juventude Recicla”

Atualmente vivemos envoltos a várias temáticas que influenciarão diretamente no rumo que nosso futuro toma como a sustentabilidade, reciclagem, preservação do meio ambiente entre outros.

Nesta semana, representantes de setores da Prefeitura de Eldorado, como Meio Ambiente (Elóy Souza e Eliseu Trindade), Juventude (André Felipe Costa), Cultura (Nicola Barbieri), Esporte (Henrique Pupo) e Educação (Haydée de Macedo), estiveram reunidos para discutir sobre o projeto “Juventude Recicla”, uma proposta baseada na educação ambiental e engajamento dos jovens para a importância da coleta seletiva e destino adequado aos materiais descartados.

Segundo Elóy Souza, Diretor Municipal de Meio Ambiente, o projeto está sendo concebido para atuar em duas etapas gerais. A primeira é levar a educação ambiental para as escolas municipais da cidade, através de palestras, vídeos, teatro, material educativo e passeios. A segunda etapa é o desenvolvimento participativo de gincanas culturais entre as escolas, avaliando a adesão e conhecimento adquirido pelos alunos.

“Busca-se enriquecer e aumentar o conhecimento da juventude sobre a importância da preservação do meio ambiente, principalmente no que tange o processo de separação e reciclagem do lixo, com um olhar especial para a cidade onde moramos, apresentando a realidade da gestão dos resíduos, flora e dos espaços municipais onde desenvolvem-se rotinas de demandas pertinentes ao exercício da gestão ambiental”, destacou Elóy.

Em paralelo com o trabalho em sala de aula, serão propostos jogos, redações, dia da coleta, passeio pela realidade da cidade e vídeos documentários, onde a juventude poderá expor o que pensa sobre o assunto. Os vencedores das gincanas entre escolas, classes e alunos serão premiados pelo esforço e conhecimento.

O desenvolvimento do “Juventude Recicla” contará com a equipe da prefeitura e de colaboradores intelectuais e mobilizadores.