Facebook
Twitter
Soundcloud
You Tube
  Siga-nos!
Ícone E-mail
Ícone E-mail
Ícone Telefones Úteis
Ícone Ouvidoria
Ícone Webmail
Sábado, 17 de Novembro de 2018
Imagem de Acerto
Brazão de Eldorado
Prefeitura da Estância Turística de Eldorado
Brazão de Eldorado

Dia 06 de Junho – Dia Nacional de Luta Contra Queimadura

Compartilhe

O Dia Nacional de Luta Contra a Queimadura, celebrado no dia 6 de junho, é uma data que serve de alerta a toda a população, especialmente neste mês, onde são realizadas várias festas juninas com as tradicionais fogueiras de São João. Por conta disso, a Prefeitura de Eldorado/SP, através do Departamento Municipal de Saúde alerta toda a população sobre os cuidados necessários na prevenção e tratamento de queimaduras.

 

Queimaduras: origem, primeiros-socorros e prevenção

 A queimadura está entre os acidentes domésticos mais comuns e é caracterizada por lesões nos tecidos que envolvem várias camadas do corpo como a pele, cabelos, pêlos, músculos, olhos, entre outros. 

A queimadura pode ser causada pelo contato direto com brasa, fogo, vapores quentes, objetos superaquecidos ou incandescentes. Entretanto, também podem acontecer através do contato com substâncias biológicas (caravelas e águas-vivas), químicas (ácidos, soda cáustica e outros), emanações radioativas (raios infravermelhos e ultravioletas) ou pela eletricidade. 

Existem diferentes graus de lesão: 

Primeiro grau: esse tipo de queimadura atinge apenas a camada mais superficial da pele, a epiderme. Ocasiona uma vermelhidão e uma ardência no local afetado. Normalmente, é causada por exposição prolongada ao sol, ou contato rápido com alguma chama, ou objeto aquecido. 

Segundo grau: essa queimadura já não é superficial, pois atinge a epiderme e a derme. É caracterizada pela presença de bolhas, inchaço, vermelhidão e a dor é intensa. Também pode ocorrer perda de água e de sais minerais e provocar um quadro de desidratação grave. 

Terceiro grau: esse é o tipo mais grave, pois atingem todas as camadas da pele, inclusive o tecido gorduroso e os nervos, podendo alcançar inclusive os ossos. Curiosamente, é caracterizada por pouca dor, já que destrói as terminações nervosas de sensibilidade. 

Contudo, uma pessoa pode apresentar, ao mesmo tempo, queimaduras de terceiro, segundo e primeiros graus e cada tipo exige um socorro característico. 

Não existe nenhum tipo de produto ou alguma receita caseira que possa aliviar na hora do acidente as dores e lesões causadas pela queimadura. Pelo contrário, essas receitas caseiras aumentam o risco de infecção por bactérias, pois a pele fica mais vulnerável. Ou seja, é proibido passar gelo, manteiga ou qualquer coisa que não seja água fria no local afetado, em qualquer situação. Não estoure bolhas e nem tente retirar a roupa colada à pela queimada. 

O que fazer: 

- Interrompa imediatamente o efeito do calor, utilizando água fria (não use água gelada) ou um lençol úmido para apagar as chamas do corpo da vitima;

- Em caso de queimaduras causadas por corrente elétrica, não toque na vítima até que se desligue a energia. Tome cuidado com os fios soltos e água no chão;

- Para vítimas de corrente elétrica, observe se há parada respiratória. Se houver proceda com a respiração de socorro. Ligue imediatamente ao serviço de urgência/emergência.

 - É muito importante retirar pulseiras, jóias, relógios, pois a área afetada poderá inchar;

 - Encaminhe a vítima para o hospital caso a queimadura seja muito extensa, de 2º ou 3º graus. 

A melhor providência com relação às queimaduras é preveni-las: use filtro solar sempre antes de se expor ao sol; mantenha as crianças afastadas de produtos químicos e inflamáveis; tenha cuidado ao utilizar o fogão, velas, cigarros e qualquer outra fonte de ignição; evite soltar fogos de artifício; proteja a rede elétrica de sua residência evitando sobrecarga ou fios desencapados. 

Tag:

Deixe um Comentário

Tamanho da fonte: Imprimir:

DESTAQUES:

RECEBA:

Cadastre seu e-mail e receba nossas notícias, informações e novidades.

FIQUE DE OLHO:

Logo Twitter
Sobre nós
A Estância Turística de Eldorado é o 4º maior município paulista, com mais 70% da sua área coberta por Mata Atlântica intacta, em excelente estado de conservação.

O município fez parte do primeiro ciclo do ouro do país, no início do século XVII, ainda com o antigo nome de Xiririca (palavra indígena que significa águas correntes). Tornou-se município em 10 de março de 1842. Continue lendo.
Receba
Cadastre seu e-mail e receba nossas notícias, informações e novidades.

Contato por e-mail

Contatos
 Praça Nossa Senhora da Guia, 348
Centro - CEP 11960-000 Eldorado/SP
 Telefone: (13) 3871-6100
© 2018 Eldorado. Todos os direitos reservados.  |  Política de Privacidade
Desenvolvimento: Inside Internet