Quarta-Feira, 20 de Setembro de 2017

Educação realiza seminário voltado a alfabetização

O evento trouxe discusões e reflexões sobre a prática pedagógica.

O Departamento de Educação realizou, no dia 23 de novembro, o 1º Seminário pela Alfabetização referente ao Programa Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa (PNAIC).

O evento, que ocorreu em Eldorado, no salão paroquial, contou com a presença do Prefeito Eduardo Frederico Fouquet, da diretora do Departamento de Educação, Sr. Maria Escolastica Mancio Oliveira, do Coordenador do PNAIC, Profº Carlos Eduardo Rodrigo Mancio, das orientadoras do PNAIC Profª Edilaine Cristina de Camargo e Prof Magali Aparecida de Pontes, além dos professores alfabetizadores que participaram da formação e atuam no ensino médio na rede municipal. O evento contou também com a participação representantes de outros municípios da região.

O objetivo do seminário foi a conclusão da 1ª etapa do programa, cujo foco é alfabetizar em Língua Portuguesa todas as crianças até os 8 anos de idade até o final do 3º ano do ensino médio.

O evento trouxe discusões e reflexões sobre a prática pedagógica, sobre as capacidades e potencialidades dos alunos e os direitos de aprendizagens que precisam ser garantidos. No evento foram apresentados os trabalhos desenvolvidos em sala de aula e apresentações contendo depoimentos.

Houve também a palestra com a Profª Rute Elisa Jorge Mendes, com o tema “Uma reflexão: Escola, aluno e professor”. Após a palestra houve uma dramatização do poema “Tempestade” para reforçar que o adulto tem o seu lado criança, com a profª Marcela de Souza Xavier, Janete de Oliveira Alves e Carlos Eduardo Rodrigo Mancio.