Domingo, 28 de Maio de 2017

Eldorado começa campanha municipal de vacinação contra Poliomielite e Sarampo

Começou neste sábado (8), na Unidade Básica de Saúde (UBS), a campanha municipal de vacinação contra a poliomielite e o sarampo. Crianças entre seis meses e quatro anos de idade precisam ser vacinadas contra a paralisia infantil, conhecida como poliomielite. Paralelamente, também será feita a ação contra o Sarampo para crianças de 1 a 4 anos. A campanha dura até 22 de novembro e os pais terão duas semanas para levar os filhos até a UBS mais próxima.

Em Eldorado, centenas de crianças foram vacinas neste primeiro dia de ação, que contou com o apoio das Enfermeiras Aletheya Ferrarini, Selma Carvalho e Regiane Coli.

A vacina oral contra a poliomielite (VOP) é uma medicação segura e protege contra os três sorotipos do poliovírus (1, 2 e 3), e é recomendada pela Organização Mundial da Saúde (OMS). Já a vacina Triviral protege contra o sarampo, rubéola e caxumba. É importante lembrar aos pais ou responsáveis a necessidade de apresentar a cartão de vacinação.

Há 24 anos não existe registro de nenhum caso de poliomielite no país. O último episódio aconteceu em 1987. Já o sarampo está eliminado no Brasil desde 2000. Segundo o Governo Federal, o registro de casos da doença no país desde então são de importados, ou seja, de pessoas que viajaram para países com transmissão de doença e se infectaram.

Tag: