Domingo, 24 de Junho de 2018

Eldorado festeja seus 176 anos de emancipação político-administrativa com uma linda festa

Neste último final de semana, a Prefeitura de Eldorado realizou diversas atividades em comemoração ao aniversário de 176 anos de emancipação político-administrativa do município. O prefeito Vadico e equipe prepararam uma grande programação, com shows na praça, apresentações cívicas, atividades esportivas, feiras entre outros eventos para celebrar a importante data com a população eldoradense.

As comemorações foram abertas oficialmente na sexta-feira (9/03), com a apresentação de todas as escolas do município, em um grande palco montado na praça Nossa Senhora da Guia. “Organizamos uma linda homenagem a Eldorado, contando a história da cidade, desde o início de sua fundação, nos tempos da antiga Xiririca, até os dias de hoje”, disse Mare Oliveira, diretora municipal de Educação.

Ainda na sexta, o povo teve a oportunidade de prestigiar o contagiante show do cantor André Bonadia. A praça “ficou pequena” para a multidão de pessoas que vieram curtir o evento. “Os departamentos de Turismo e Cultura não mediram esforços para garantir noites animadas e que contagiassem o público presente”, destacou o vice-prefeito Dinoel Rocha.

Na madrugada do sábado (10/03) a programação seguiu com a Alvorada e seu tradicional café da manha, organizado pelo Fundo Social, com o apoio da equipe do setor da merenda escolar, que auxiliou com a produção de pães.

Às 8 horas teve início a solenidade de hasteamento das bandeiras, com a presença do prefeito, vice, diretores, vereadores municipais e população em geral. Um dos destaques foi a reestreia da banda municipal de Eldorado, que teve participação junto a banda de Iporanga. “Ficamos muito felizes com o resgate da nossa banda, a qual possui muita história e já contou com a presença de músicos ilustres da nossa terra. Quero parabenizar o esforço de José Bastos (Zezinho) que há anos vem lutando para que esse sonho se tornasse realidade”, comemorou o prefeito Vadico.

Em seguida teve início a Sessão Solene, na Câmara Municipal, que contou com a presença de diversas autoridades da região e que concedeu 8 títulos de cidadão eldoradense a pessoas que fizeram a diferença no município, entre elas os deputados Paulo Corrêa jr. e Itamar Borges, que fizeram questão de receber pessoalmente. A sessão contou, também, com a presença do deputado federal Márcio Alvino.

Outro evento marcante no dia 10 foi inauguração da 1ª Festa do Agricultor, que contou com expositores, produtores rurais, ciclo de palestras, além do concurso popular para eleger o melhor cacho de banana. “Iniciamos esta festa com o intuito de valorizar o agricultor, além de dar oportunidade para que pudessem expor seus produtos e se capacitar durante as palestras. Gostaria de agradecer a toda a equipe do departamento [Agricultura], que se mobilizou para garantir o sucesso desta feira”, disse Fábio Fugiwara, diretor de Agricultura e Meio Ambiente.

O departamento de Esportes também esteve presente na programação da festa, promovendo sete jogos amistosos de futebol, entre equipes eldoradenses e times da região. “Tivemos, no sábado e domingo, partidas emocionantes e que reuniram um bom público. Essa foi a nossa contribuição para esta linda festa”, comentou Henrique Pupo, diretor de Esportes.

Na noite do sábado a população pode acompanhar o emocionante show de manobras com motos, promovido pelo 8º Etriel (Encontro de Trilheiros de Eldorado), movimentando a cidade e atraindo um excelente público. Em seguida foi a vez da dupla da região Fernando Souza e Matheus, levando muito sertanejo e música raiz.

No domingo aconteceu a largada do 8º Etriel, que reuniu centenas de trilheiros, mantendo o “título” de maior encontro do estado de São Paulo. “Além de tamanho deste evento, é importante destacar o envolvimento dos organizadores com ações sociais, com o apoio a entidades como o abrigo de menores e a APAE”, disse Dinoel Rocha.

A festa foi oficialmente encerrada com a feira de artesanato e, por fim, o show do cantor local Anderson Souza, promovido pela empresa HMS. “Ficamos muito felizes com o resultado das festividades, pois, com baixo orçamento e poucos gastos pudemos promover diversas atividades, levando lazer e alegria para o nosso povo”, disse o prefeito Vadico.