Domingo, 19 de Novembro de 2017

Eldorado participa de supercapacitação do Programa Município Verde Azul

No início desta semana, nos dias 10 e 11 de julho, representantes da Prefeitura de Eldorado/SP estiveram na cidade de Salto e participaram da #supercapacitação do Programa Município Verde Azul (PMVA). O objetivo do encontro foi sanar dúvidas técnicas e preparar a próxima pré-certificação, que deve ocorrer em setembro.

"No final deste ano os municípios serão ranqueados pelo cumprimento das metas estabelecidas nas diretrizes do PMVA. Em 2016 ocupamos a 274° colocação e estamos trabalhando forte para ficarmos entre os 150 melhores municípios do Estado de SP", destacou Fábio Fugiwara, Diretor do Departamento Municipal de Agricultura e Estradas.

A capacitação foi aberta a todos os municípios, mesmo aos que não participaram até o momento do ciclo 2017. Em sua atual edição, o PMVA (Programa Município VerdeAzul) conta com duas pré-certificações e com um ranking anual, a ser realizado em dezembro. A ideia é, com a supercapacitação, sanar dúvidas técnicas e preparar a próxima pré-certificação, que deve ocorrer em setembro.

O PMVA

Lançado em 2007 pelo Governo do Estado de São Paulo, tem o propósito de medir e apoiar a eficiência da gestão ambiental. O programa estimula e auxilia as prefeituras paulistas na elaboração e execução de suas políticas públicas estratégicas para o desenvolvimento sustentável.

As ações propostas pelo programa compõem as dez diretivas norteadoras da agenda ambiental local, abrangendo os seguintes temas estratégicos: Esgoto Tratado, Resíduos Sólidos, Biodiversidade, Arborização Urbana, Educação Ambiental, Cidade Sustentável, Gestão das Águas, Qualidade do Ar, Estrutura Ambiental e Conselho Ambiental.