Domingo, 20 de Agosto de 2017

Eldorado participará do Dia do Desafio 2014

Eldorado marcará presença, na última quarta-feira do mês de maio, de mais uma edição do Dia do Desafio. Iniciativa é adotada por mais de três mil cidades, de 21 países do Continente Americano com o objetivo de criar um movimento de incentivo à prática diária da atividade física, com uma filosofia simples, baseada na competição amigável para mobilizar cidadãos de diversos perfis socioculturais, em uma celebração da diversidade, credibilidade e livre expressão.
     Após 19 anos de realização sob a coordenação do Sesc São Paulo e a inclusão de 50 milhões de pessoas a cada ano, o evento deixa como legado programas permanentes de esporte para todos, implantados nas comunidades onde se realiza. É um compromisso que o Sesc e as Prefeituras assumem em longo prazo, com o propósito de facilitar o acesso ao esporte, com o entendimento que devemos atuar em nível local e compartilhar estratégias em nível global.
     Em 2014, mais uma vez o Dia do Desafio se insere na Campanha MOVE Brasil, que pretende ampliar o número de praticantes de esportes e atividades físicas, estabelecendo uma meta até 2016, período em que sediaremos os maiores eventos esportivos do mundo: a Copa do Mundo de Futebol e os Jogos Olímpicos e Paralímpicos.
     O Dia do Desafio com essa expansão passa a ter um papel importante de revigorar as parcerias com órgãos públicos e privados, instituições e empresas para promover uma grande mudança no comportamento dos brasileiros. Durante quatro anos, as ações de estímulo ao esporte e à atividade física terão como prioridade o apoio às ações comunitárias, o incentivo à apropriação consciente dos espaços urbanos para prática esportiva e o impulso em direção da integração sociocultural.
     Neste sentido, o alinhamento de objetivos do Dia do Desafio com a proposta da campanha MOVE Brasil, reforçará a proposição institucional de contribuir para melhorar a qualidade de vida dos brasileiros.
   O Dia do Desafio foi criado no Canadá e é difundido mundialmente pela The Association For International Sport for All (TAFISA), entidade de promoção do esporte para todos, sediada na Alemanha.
     É uma campanha de incentivo à prática regular de atividades físicas em benefício da saúde e acontece anualmente na última quarta-feira do mês de maio, por meio de ações comunitárias. O convite à atividade física se estende a todos, envolvendo o poder público de cada cidade, as instituições da sociedade civil, empresas, voluntários locais e os próprios participantes.
Caminhada, ciclismo, corrida, exercícios em empresas, gincanas, jogos, futebol, atividades especiais para pessoas com deficiência, serviços domésticos ou qualquer outro tipo de atividade é bem vinda.
     O importante é registrar a participação, individual ou em grupo, nos comitês localizados na própria cidade. O registro é fundamental para contabilizar o número de participantes no Dia do Desafio.
    O resultado da competição sai em dois dias e vence a cidade que conseguir o maior percentual de participação, em relação ao seu número de habitantes, mas os grandes vencedores serão os cidadãos, que adotaram hábitos saudáveis em benefício da qualidade de vida.

Mais informações sobre o projeto no www.diadodesafio.com.br