Domingo, 24 de Junho de 2018

Eldorado realiza a 3ª Conferência Regional de Promoção da Integridade Racial

Como ocorrido na última edição, Eldorado foi a cidade escolhida, no Vale do Ribeira, para sediar a 3ª Conferência Regional de Promoção da Integridade Racial (PIR). O encontro, realizado a cada 4 anos, representa um espaço étnico-cultural de grande importância e tem o objetivo de discutir sobre políticas públicas para toda a sociedade.
O evento iniciou com um discurso sobre o histórico das últimas conferências (2005 e 2009), relembrado os debates, dificuldades e avanços obtidos. Na sequência, Elisa Lucas Rodrigues, representante do Secretário da Justiça do Estado e Coordenadora de Políticas Públicas para Negros e Indígenas, ministrou a palestra: “Democracia e Desenvolvimento sem Racismo: POR UM BRASIL AFIRMATIVO.” Elisa destacou a importância de monitorar todas as atividades para combate ao racismo. “Precisamos analisar profundamente o histórico das conferências anteriores, questionar sobre as mudanças, melhorias e ações planejadas que garantiram os nossos direitos”, reforçou Elisa.
Para proporcionar maior integração na conferência, os participantes foram divididos em grupos para que, juntos, pudessem pensar em novas ações e estratégias para promover o direito do cidadão, inserindo-o como membro da sociedade civil, além de garantir a erradicação das desigualdades raciais.