Domingo, 19 de Fevereiro de 2017

Eldorado recebe importante certificação do Instituto Internacional Socioambiental Chico Mendes

A Câmara Municipal de São Paulo reuniu no ultimo dia 10 de agosto, representantes da agenda ambiental do país para debater os Objetivos do Desenvolvimento Sustentável. O Prefeito Eduardo Fouquet representou Eldorado e foi um dos destaques da reunião.

O evento, organizado pela Comissão Extraordinária de Meio Ambiente, tem como objetivo pensar e debater sobre as políticas nacionais e atividades de cooperação internacional nos próximos quinze anos, sucedendo os Objetivos de Desenvolvimento do Milênio (ODM's).

Além da presença de Eduardo Fouquet, o evento contou com a participação de João Mesojedovas, Diretor Comercial da  Dypower e da Conferencista e Estrategista Social do Instituto Internacional Chico Mendes, Karina Bruno.

Num breve e empolgante discurso o Prefeito Eduardo ressaltou que, mesmo com muita dificuldade, vem desenvolvendo com seu grupo gestor, ações socioambientais e educacionais no município, o que levou Eldorado a receber a CERTIFICAÇÃO PROCERT (Programa de Certificação pelo Compromisso com a Gestão Socioambiental Responsável), com outorga e validação do Instituto Internacional Chico Mendes, bem como o projeto ímpar desenvolvido junto às comunidades Quilombolas e Indígenas do Vale do Ribeira.

Dentre mais de 5000 municípios brasileiros, Eldorado se destaca pela impecável conduta de Conservação – Preservação e Manutenção das maravilhas naturais, com destaque à Caverna do Diabo, inúmeras cachoeiras e uma imensidão verde com espécies e ecossistemas endêmicas que compõe a região e favorecem o turismo sustentável e ecológico.

Em sua estrutura voltada para a área ambiental, a gestão municipal conta com Departamento Municipal de Meio Ambiente responsável pela elaboração do Plano de Coleta Seletiva, Plano de Defesa Civil, Plano de Saneamento Básico, Programa de Estudo, Criação e Manutenção de Parques Municipais e Áreas Verdes, entre outros. Conta também com o COMDEMA – Conselho Municipal de Meio Ambiente.

O Município Incentiva a produção artesanal através da organização de feiras livres de produtos quilombolas e hortifrutigranjeiros da agricultura familiar, proporcionando a geração de renda aos produtores e servindo de incremento ao turismo local.

Para saber mais sobre o  PROCERT e o Selo Verde, acesse http://institutochicomendes.org.br/site/wp-content/uploads/2014/12/REGULAMENTO2015.pdf