Sexta-Feira, 20 de Janeiro de 2017

Eldorado recebe do ITESP documento importante sobre comunidades quilombolas

A Prefeitura de Eldorado, através da Coordenadoria Municipal de Assuntos Quilombolas, recebeu do ITESP (Instituto de terras do Estado de São Paulo) os Relatórios Técnicos Científicos (RTC) dos quilombos. A entrega foi realizada por Marcos Pilla, Diretor do ITESP.

De acordo com André Luiz Pereira, Coordenador de Assuntos Quilombolas, atualmente o município de Eldorado é detentor do maior número de comunidades quilombolas de SP, sendo 9 no total. “Todos os dados são reconhecidos pelo Governo Estadual”, explica André.

Relatórios Técnicos Científicos (RTC)

O primeiro RTC dos quilombos de Eldorado foi publicado em 1998 e último em 2006. Estes documentos possuem informações importantes sobre o reconhecimento das comunidades e reforça suas raízes históricas.

Quem tem direito ao RTC?

Toda e qualquer comunidade negra (rural ou urbana), organizada em associação, tem o direito de fazer solicitação por escrito ao ITESP para atestar a veracidade e histórico de uma comunidade. O ITESP, por sua vez, após analisar todas as variáveis, irá atestar se o grupo é remanescente de quilombola ou não.

Em Eldorado existem duas comunidades que estão em processo de estudo para conquistar o título de quilombola: Engenho e Abobral Margem Esquerda.