Facebook
Twitter
Soundcloud
You Tube
  Siga-nos!
Ícone E-mail
Ícone E-mail
Ícone Telefones Úteis
Ícone Ouvidoria
Ícone Webmail
Quarta-Feira, 22 de Fevereiro de 2017
Imagem de Acerto
Brazão de Eldorado
Prefeitura da Estância Turística de Eldorado
Brazão de Eldorado

Eldorado sediará feira de sementes quilombolas, em agosto

Compartilhe

     No próximo mês, Eldorado sediará a sétima edição da Feira de Troca de Sementes e Mudas Tradicionais dos quilombos do Vale do Ribeira, um encontro anual e que faz parte do calendário da região. Durante o evento, que acontecerá nos dias 22 e 23, acontecerá, paralelamente, a Feira de Sementes Crioulas do Estado de São Paulo.

     Resultado de um esforço coletivo das associações quilombolas e seus parceiros, o objetivo da feira é fortalecer as roças tradicionais, enfatizando a importância do sistema agrícola quilombola para a soberania alimentar, sua cultura e a geração de renda complementar. Realizada desde 2008, a feira é organizada pelo GT Roça, grupo que reúne as associações quilombolas, o Instituto Socioambiental, Itesp (Instituto de Terras do Estado de São Paulo), a Eaacone (Equipe de Articulação e Assessoria às Comunidades Negras do Vale do Ribeira) e a Fundação Florestal.

   Na última sexta-feira (7), o grupo se reuniu com alguns parceiros, como a Cooperativa dos Agricultores Quilombolas do Vale do Ribeira (Cooperquivale) e a Prefeitura de Eldorado, para definir a programação do seminário que antecede a feira, além da logística, do cardápio e das apresentações culturais do evento.

     Este ano, as atividades se iniciam em 22 de agosto com o seminário “Sementes: soberania alimentar, cultura e geração de renda” que adotará o formato de oficinas temáticas visando ampliar os temas de discussão entre os participantes e apontar encaminhamentos direcionados à melhoria das políticas públicas que abrangem o tema de sementes e alimentos da agricultura tradicional.

     Os temas vão desde a diversidade alimentar das comunidades quilombolas com sua rica gastronomia, passando pela soberania na produção e armazenamento de suas sementes tradicionais, o dilema da permanência e a geração de renda para o jovem no campo até as oportunidades e desafios das políticas públicas de comercialização de alimentos, sementes e mudas.

     No dia 23, acontecerá a feira na Praça Nossa Senhora da Guia de Eldorado/SP que contará com a participação de cerca de 20 comunidades quilombolas do Vale além de outros agricultores familiares e produtores agroecológicos do Estado de São Paulo, já que paralelamente à feira de sementes e mudas, acontecerá também a Feira Estadual de Sementes Crioulas do Estado de São Paulo. Os agricultores terão produtos para troca e para venda. Durante o evento haverá apresentações da cultura tradicional quilombola, como danças, cantorias e capoeira.

      Haverá um almoço tradicional com produtos das roças quilombolas que será servido aos participantes convidados. Os interessados também poderão pagar e participar do almoço. O cardápio inclui alimentos como arroz pilado, feijão, farinha de mandioca, verduras sem agrotóxicos, cará, mandioca e carne de porco.

 

Confira abaixo a programação do seminário e da feira.

Programação Seminário “Sementes: soberania alimentar, cultura e geração de renda”

Quando: 22 de agosto de 2014 - 9h às 18h

Local: Salão Paroquial de Eldorado

7h30 às 8h45 - Café da manhã: Salão Paroquial de Eldorado

8h às 9h - Recepção e Inscrição: Salão Paroquial de Eldorado

9h às 9h30 - Abertura

9h30 às 12h – Oficinas ou Rodas de discussões temáticas

Oficina 1 – Gastronomia Quilombola

Oficina 2- Armazenamento das sementes e o papel dos guardiões

Oficina 3- Juventude e agricultura

Oficina 4- Políticas públicas de aquisição de sementes, mudas e alimentos.

12h15 às 13h45-Almoço

14h às 16h – Apresentação dos resultados das conversas nas oficinas/rodas temáticas e debate em plenária

16hs – intervalo café

16h30 – 18h00 – Encerramento da plenária com Rodada de avaliação e Encaminhamentos

19h às 21h - Atividades Culturais

VII Feira de Troca de Sementes e Mudas Tradicionais dos Quilombos do Vale do Ribeira e V Feira Estadual de troca de Sementes Quando: 23 de agosto de 2014 das 8h às 13h horas. Onde: Praça Nossa Senhora da Guia, em frente a Câmara Municipal. Centro- Eldorado-SP

 

Deixe um Comentário

Tamanho da fonte: Imprimir:

DESTAQUES:

RECEBA:

Cadastre seu e-mail e receba nossas notícias, informações e novidades.

FIQUE DE OLHO:

Sobre nós
A Estância Turística de Eldorado é o 4º maior município paulista, com mais 70% da sua área coberta por Mata Atlântica intacta, em excelente estado de conservação.

O município fez parte do primeiro ciclo do ouro do país, no início do século XVII, ainda com o antigo nome de Xiririca (palavra indígena que significa águas correntes). Tornou-se município em 10 de março de 1842. Continue lendo.
Receba
Cadastre seu e-mail e receba nossas notícias, informações e novidades.

Contato por e-mail

Contatos
 Praça Nossa Senhora da Guia, 348
Centro - CEP 11960-000 Eldorado/SP
 Telefone: (13) 3871-6100
© 2017 Eldorado. Todos os direitos reservados.  |  Política de Privacidade  |  Desenvolvimento: Inside Internet
Curta aqui a nossa página:     
 

curtidas

    

tweets