Quarta-Feira, 22 de Fevereiro de 2017

Eldorado sediará feira de sementes quilombolas, em agosto

No próximo mês, Eldorado sediará a sétima edição da Feira de Troca de Sementes e Mudas Tradicionais dos quilombos do Vale do Ribeira, um encontro anual e que faz parte do calendário da região. Durante o evento, que acontecerá nos dias 22 e 23, acontecerá, paralelamente, a Feira de Sementes Crioulas do Estado de São Paulo.

Resultado de um esforço coletivo das associações quilombolas e seus parceiros, o objetivo da feira é fortalecer as roças tradicionais, enfatizando a importância do sistema agrícola quilombola para a soberania alimentar, sua cultura e a geração de renda complementar. Realizada desde 2008, a feira é organizada pelo GT Roça, grupo que reúne as associações quilombolas, o Instituto Socioambiental, Itesp (Instituto de Terras do Estado de São Paulo), a Eaacone (Equipe de Articulação e Assessoria às Comunidades Negras do Vale do Ribeira) e a Fundação Florestal.

Na última sexta-feira (7), o grupo se reuniu com alguns parceiros, como a Cooperativa dos Agricultores Quilombolas do Vale do Ribeira (Cooperquivale) e a Prefeitura de Eldorado, para definir a programação do seminário que antecede a feira, além da logística, do cardápio e das apresentações culturais do evento.

Este ano, as atividades se iniciam em 22 de agosto com o seminário “Sementes: soberania alimentar, cultura e geração de renda” que adotará o formato de oficinas temáticas visando ampliar os temas de discussão entre os participantes e apontar encaminhamentos direcionados à melhoria das políticas públicas que abrangem o tema de sementes e alimentos da agricultura tradicional.

Os temas vão desde a diversidade alimentar das comunidades quilombolas com sua rica gastronomia, passando pela soberania na produção e armazenamento de suas sementes tradicionais, o dilema da permanência e a geração de renda para o jovem no campo até as oportunidades e desafios das políticas públicas de comercialização de alimentos, sementes e mudas.

No dia 23, acontecerá a feira na Praça Nossa Senhora da Guia de Eldorado/SP que contará com a participação de cerca de 20 comunidades quilombolas do Vale além de outros agricultores familiares e produtores agroecológicos do Estado de São Paulo, já que paralelamente à feira de sementes e mudas, acontecerá também a Feira Estadual de Sementes Crioulas do Estado de São Paulo. Os agricultores terão produtos para troca e para venda. Durante o evento haverá apresentações da cultura tradicional quilombola, como danças, cantorias e capoeira.

Haverá um almoço tradicional com produtos das roças quilombolas que será servido aos participantes convidados. Os interessados também poderão pagar e participar do almoço. O cardápio inclui alimentos como arroz pilado, feijão, farinha de mandioca, verduras sem agrotóxicos, cará, mandioca e carne de porco.

Confira abaixo a programação do seminário e da feira.

Programação Seminário “Sementes: soberania alimentar, cultura e geração de renda”

Quando: 22 de agosto de 2014 - 9h às 18h

Local: Salão Paroquial de Eldorado

7h30 às 8h45 - Café da manhã: Salão Paroquial de Eldorado

8h às 9h - Recepção e Inscrição: Salão Paroquial de Eldorado

9h às 9h30 - Abertura

9h30 às 12h – Oficinas ou Rodas de discussões temáticas

Oficina 1 – Gastronomia Quilombola

Oficina 2- Armazenamento das sementes e o papel dos guardiões

Oficina 3- Juventude e agricultura

Oficina 4- Políticas públicas de aquisição de sementes, mudas e alimentos.

12h15 às 13h45-Almoço

14h às 16h – Apresentação dos resultados das conversas nas oficinas/rodas temáticas e debate em plenária

16hs – intervalo café

16h30 – 18h00 – Encerramento da plenária com Rodada de avaliação e Encaminhamentos