Sábado, 21 de Outubro de 2017

Eldorado sediará feira tradicional quilombola de sementes e mudas, em agosto

No próximo mês, Eldorado sediará a oitava edição da Feira de Troca de Sementes e Mudas Tradicionais dos quilombos do Vale do Ribeira, um encontro anual, que faz parte do calendário da região, e acontecerá nos dias 21 e 22.

Resultado de um esforço coletivo das associações quilombolas e seus parceiros, o objetivo da feira é fortalecer as roças tradicionais, enfatizando a importância do sistema agrícola quilombola para a soberania alimentar, sua cultura e a geração de renda complementar. Realizada desde 2008, a feira é organizada pelo GT Roça, grupo que reúne as associações quilombolas, o Instituto Socioambiental, Itesp (Instituto de Terras do Estado de São Paulo), a Eaacone (Equipe de Articulação e Assessoria às Comunidades Negras do Vale do Ribeira) e a Fundação Florestal.

Este ano, as atividades se iniciam em 21 de agosto com o seminário “Territórios Quilombolas e os desafios para manutenção da Agrobiodiversidade” que adotará o formato de oficinas temáticas visando ampliar os temas de discussão entre os participantes e apontar encaminhamentos direcionados à melhoria das políticas públicas que abrangem o tema.

VII Feira de Troca de Sementes e Mudas Tradicionais dos Quilombos do Vale do Ribeira e V Feira Estadual de troca de Sementes

Quando: 23 de agosto de 2014 das 8h às 13h horas.

Onde: Praça Nossa Senhora da Guia, em frente a Câmara Municipal.

Eldorado-SP