Quinta-Feira, 21 de Setembro de 2017

Encontro discute sobre ações e atendimentos voltados para portadores de transtornos mentais

A reforma psiquiátrica pretende modificar o sistema de tratamento clínico da doença mental, eliminando gradualmente a internação como forma de exclusão social. Este modelo seria substituído por uma rede de serviços territoriais de atenção psicossocial, visando a integração da pessoa que sofre de transtornos mentais junto à comunidade.

Devido essa reforma, não existe mais internação no Sistema Único de Saúde (SUS). Sendo assim, todos os municípios estão se adequando para melhorar o atendimento aos pacientes que demandam desse tipo de serviço.

Recentemente, foi realizado o encontro da RAPAS (Rede de Atenção Psicossocial), em Eldorado, contando com a presença do Dr. João Carlos Lopes (Psiquiatra) e de Selma Regina Teixeira (Psicóloga).

O intuito da reunião foi discutir propostas de intervenção, no que se refere a saúde mental e dependência química, no município.  O encontro contou com a presença dos Departamentos Municipais de Assistência Social e de Saúde, além do Conselho Tutelar.