Domingo, 27 de Maio de 2018

Encontro regional de prefeitos discute o fortalecimento da agricultura no Vale do Ribeira

Na última sexta-feira (11/08), o prefeito Vadico, acompanhado do vice Dinoel, estiveram na cidade de Apiaí e participaram de um importante encontro que discutiu sobre ações voltadas ao setor de agricultura. O evento foi promovido pelo CODIVAR (Consórcio de Desenvolvimento Intermunicipal do Vale do Ribeira e Litoral Sul) e foi precedido pela reunião sobre a regionalização do turismo.

Um dos assuntos mais debatidos durante a assembleia foi a proposta de parceria entre as cidades associadas ao consórcio e as cooperativas locais para apoio técnico de extensão rural. A iniciativa visa o fortalecimento da produção orgânica e agroflorestal.

A agricultura é a principal atividade econômica do Vale do Ribeira, além de ser muito importante para a recuperação da economia do país. Estamos trabalhando para fortalecer a Câmara Técnica da Agricultura de modo a favorecer os municípios prestando todo o apoio necessário aos produtores rurais de toda a região”, afirmou Marco Aurélio Gomes, presidente do CODIVAR.

Outro tema discutido foi a proposta de implantação de material de educação ambiental nos municípios consorciados. O projeto, apresentado e aprovado em 2015 pela Câmara Técnica da Educação, é desenvolvido pela Editora Mercator.

A reunião contou com a participação dos deputados federal Herculano Passos e estadual Rita Passos, que abordaram sobre as atividades desenvolvidas em na Câmara e na Assembleia, em especial, sobre projetos que visam o desenvolvimento do turismo.

Na ocasião foi apresentado um balanço sobre as atividades desenvolvidas pela Câmara Técnica de Turismo. Falaram sobre o tema Vandir Andrade Junior, presidente do Comtur de Iporanga e Diretor da Associação Brasileira da Indústria de Hotéis (ABIH), e Denys Álvaro Amaral, docente de turismo no Senac em Registro.