Quinta-Feira, 23 de Fevereiro de 2017

Feira de troca de sementes reúne comunidades quilombolas do Vale do Ribeira

Os organizadores estão acertando os detalhes finais para a realização da sexta edição.

O Sistema Agrícola Quilombola, composto por suas roças tradicionais e quintais, tem garantido a segurança alimentar das comunidades do Vale do Ribeira ao longo de seus 300 anos de existência. A Feira de Sementes foi criada justamente para manter a discussão sobre as roças e permitir o intercâmbio e o resgaste de sementes entre os agricultores quilombolas. É também um movimento político que tem servido para cobrar do Estado uma solução para um dos graves problemas que afetam as roças: a exigência de licenciamento ambiental.
A roça tradicional, além de garantir alimentos, é elemento chave da cultura quilombola e sistema eficaz de uso sustentável do solo e da biodiversidade. Por uma série de razões internas e externas às comunidades, o sistema de roça tradicional sofre pressão e vem declinando, pondo em risco a segurança alimentar, a cultura e a biodiversidade.
O GT da Roça, grupo de trabalho que organiza a feira, conta com a participação da equipe do Programa-Vale do Ribeira, do ISA, do Itesp, da Secretaria de Cultura de Eldorado, de representantes da Prefeitura de Iporanga, do CEPCE e representantes das comunidades quilombolas da região.
A sexta edição da feira contará com a participação de 25 quilombos dos municípios de Eldorado, Iporanga, Itaoca, Iguape, Barra do Turvo, Registro e Cananéia, e também são esperados representantes das aldeias indígenas da região e agricultores familiares.
O seminário "As mulheres Quilombolas e as Roças Tradicionais" traz à discussão o papel da mulher quilombola na produção agrícola e preparo dos alimentos e na organização social e na luta por seus direitos. Serão discutidas questões ligadas à substituição dos produtos tradicionais por produtos industrializados. Durante o evento, será lançado o livro do Inventário Cultural de Quilombos do Vale do Ribeira, com os resultados do projeto “Inventário de Referências Culturais de Comunidades Quilombolas do Vale do Ribeira – SP”.

Não disponível!