Facebook
Twitter
Soundcloud
You Tube
  Siga-nos!
Ícone E-mail
Ícone E-mail
Ícone Telefones Úteis
Ícone Ouvidoria
Ícone Webmail
Quinta-Feira, 23 de Fevereiro de 2017
Imagem de Acerto
Brazão de Eldorado
Prefeitura da Estância Turística de Eldorado
Brazão de Eldorado

Feira de troca de sementes reúne comunidades quilombolas do Vale do Ribeira

Os organizadores estão acertando os detalhes finais para a realização da sexta edição.

Compartilhe

O Sistema Agrícola Quilombola, composto por suas roças tradicionais e quintais, tem garantido a segurança alimentar das comunidades do Vale do Ribeira ao longo de seus 300 anos de existência. A Feira de Sementes foi criada justamente para manter a discussão sobre as roças e permitir o intercâmbio e o resgaste de sementes entre os agricultores quilombolas. É também um movimento político que tem servido para cobrar do Estado uma solução para um dos graves problemas que afetam as roças: a exigência de licenciamento ambiental.
A roça tradicional, além de garantir alimentos, é elemento chave da cultura quilombola e sistema eficaz de uso sustentável do solo e da biodiversidade. Por uma série de razões internas e externas às comunidades, o sistema de roça tradicional sofre pressão e vem declinando, pondo em risco a segurança alimentar, a cultura e a biodiversidade.
O GT da Roça, grupo de trabalho que organiza a feira, conta com a participação da equipe do Programa-Vale do Ribeira, do ISA, do Itesp, da Secretaria de Cultura de Eldorado, de representantes da Prefeitura de Iporanga, do CEPCE e representantes das comunidades quilombolas da região.
A sexta edição da feira contará com a participação de 25 quilombos dos municípios de Eldorado, Iporanga, Itaoca, Iguape, Barra do Turvo, Registro e Cananéia, e também são esperados representantes das aldeias indígenas da região e agricultores familiares.
O seminário "As mulheres Quilombolas e as Roças Tradicionais" traz à discussão o papel da mulher quilombola na produção agrícola e preparo dos alimentos e na organização social e na luta por seus direitos. Serão discutidas questões ligadas à substituição dos produtos tradicionais por produtos industrializados. Durante o evento, será lançado o livro do Inventário Cultural de Quilombos do Vale do Ribeira, com os resultados do projeto “Inventário de Referências Culturais de Comunidades Quilombolas do Vale do Ribeira – SP”.

Não disponível!

Deixe um Comentário

Tamanho da fonte: Imprimir:

DESTAQUES:

RECEBA:

Cadastre seu e-mail e receba nossas notícias, informações e novidades.

FIQUE DE OLHO:

Sobre nós
A Estância Turística de Eldorado é o 4º maior município paulista, com mais 70% da sua área coberta por Mata Atlântica intacta, em excelente estado de conservação.

O município fez parte do primeiro ciclo do ouro do país, no início do século XVII, ainda com o antigo nome de Xiririca (palavra indígena que significa águas correntes). Tornou-se município em 10 de março de 1842. Continue lendo.
Receba
Cadastre seu e-mail e receba nossas notícias, informações e novidades.

Contato por e-mail

Contatos
 Praça Nossa Senhora da Guia, 348
Centro - CEP 11960-000 Eldorado/SP
 Telefone: (13) 3871-6100
© 2017 Eldorado. Todos os direitos reservados.  |  Política de Privacidade  |  Desenvolvimento: Inside Internet
Curta aqui a nossa página:     
 

curtidas

    

tweets