Segunda-Feira, 21 de Agosto de 2017

Geraldo Alckmin inaugura escola técnica na comunidade quilombola de André Lopes

Unidade oferece curso de Agroecologia aos moradores da região

A comunidade de André Lopes, em Eldorado, foi beneficiada com o Núcleo de Formação Profissional Quilombo, que iniciou suas atividades em agosto. A entrega oficial foi feita neste sábado (14), pelo governador Geraldo Alckmin. "Aqui é escola de verdade, com um curso que faz a diferença, de Agroecologia", afirmou Alckmin. "É importante unir o meio ambiente, as florestas, os recursos naturais e a agricultura", disse o governador ao se referir ao curso.

Já estão estudando no local 79 alunos. A unidade possui seis salas de aula, um laboratório de informática, dois espaços para laboratórios de Agroindústria e Análise de Solos, biblioteca, quadra coberta, alojamento para professores, entre outros itens. O centro é resultado de parceria entre o Centro Paula Souza, o Itesp (Fundação Instituto de Terras do Estado de São Paulo) e a prefeitura de Eldorado. O investimento total foi de R$ 5,2 milhões.

Mais benefícios aos quilombolas

O governador Geraldo Alckmin entregou, também em Eldorado, Títulos de Domínio Urbano a 112 famílias de Itapeúna, distrito de Eldorado. A entrega faz parte do programa Minha Terra, do Itesp.

Além disto, houve a entrega de kits padaria e de esporte para seis quilombos da região, em parceria com o Fundo Social de Solidariedade do Estado. Os quilombos beneficiados são Poça e Pedro Cubas de Cima, em Eldorado, Pedra Preta e Reginaldo, em Barra do Turvo, Morro Seco, em Iguape, e Peropava, em Registro.

Alckmin anunciou ainda o programa Caminhos Quilombolas, que prevê R$ 7 milhões para a recuperação de estradas, o que vai melhorar o escoamento da produção agrícola e o acesso às cidades. O projeto vai alcançar 21 quilombos de Barra do Turvo, Iguape, Iporanga, Itaóca, Jacupiranga e Registro.