Domingo, 23 de Julho de 2017

Governo libera recursos para o Projeto Estação Juventude

Recentemente o Governo Federal realizou a liberação de uma verba, no valor R$ 258 mil, sendo depositado diretamente na conta da Coordenadoria Municipal da Juventude. O valor refere-se a implantação do Projeto Estação Juventude e já foi encaminhado para o setor de licitação para o processo de aquisição de materiais, utilizados nas oficinas (música, teatro, dança e informática). Além deste investimento, haverá a contratação de um Coordenador Adjunto e um assistente, os quais irão liderar o Estação. Para tal finalidade, será realizado, em breve, um processo seletivo para a contratação destes profissionais.

O PROJETO

O Estação Juventude é um programa do Governo Federal que tem como finalidade promover a inclusão e a emancipação dos jovens com a ampliação do acesso as políticas públicas.

Felipe Alves Costa, Coordenador Municipal da Juventude, destaca que o principal objetivo é criar um espaço de convivência e conexão onde os jovens possam encontrar informações úteis para as escolhas e definições relativas à sua vida presente e projetos de futuro, compreendendo um espaço físico e um espaço virtual que gera e alimenta “redes sociais” de interesse comum para os jovens, gestores de políticas públicas de juventude e outros profissionais que trabalham com jovens.

De acordo com Carlos Afuso, Diretor Municipal de Planejamento, este projeto foi classificado em 9º lugar na Classificação Geral, em todo o País, e em 1º Lugar do Estado de São Paulo, ficando na frente de grandes cidades e capitais, tais como: Santo André/SP, Curitiba/PR, Florianópolis/SC, Palmas/TO, Jundiaí/SP, São Luís/MA, Guarulhos/SP, Presidente Prudente/SP, entre outras.

O Programa Estação da Juventude visa atender um contingente significativo de jovens que vivem em famílias de baixa renda e em situação de pobreza.

JOVENS EM ELDORADO

Segundo o IBGE (Censo Demográfico 2010) o município de Eldorado conta com 3.555 jovens (idade entre 15 a 29 anos) sendo que deste montante, 67,14% (2387 jovens) possui renda per capita familiar de até 1 salário mínimo (R$ 622,00) e 23,71% (843 jovens) não possui rendimento mensal.

Isso indica a necessidade de continuidade e ampliação de políticas de inclusão para esses segmentos, assim como de inovação na proposição de mecanismos de apoio para a construção de trajetórias de inserção, participação e autonomia para a juventude.