Facebook
Twitter
Soundcloud
You Tube
  Siga-nos!
Ícone E-mail
Ícone E-mail
Ícone Telefones Úteis
Ícone Ouvidoria
Ícone Webmail
Domingo, 20 de Agosto de 2017
Imagem de Acerto
Brazão de Eldorado
Prefeitura da Estância Turística de Eldorado
Brazão de Eldorado

Incra reconhece área pertencente ao Quilombo de São Pedro

Compartilhe

    O Incra reconheceu e declarou como terras da Comunidade Remanescente de Quilombo de São Pedro, uma área de 4.692 hectares, situada nos municípios de Eldorado e Iporanga, no Vale do Ribeira, em São Paulo. A Portaria de reconhecimento, que beneficia 39 famílias quilombolas, foi publicada nesta quinta-feira (14), no Diário Oficial da União (DOU).  

    Os limites e confrontações da área levaram em conta os termos do Relatório Técnico de Identificação e Delimitação (RTID), estudo relativo à regularização das terras da Comunidade Remanescente de Quilombo de São Pedro, que foi elaborado por comissão técnica da Superintendência do Incra de São Paulo.

    No Vale do Ribeira concentra-se a maioria dos quilombos existentes no estado de São Paulo. Historiadores apontam que o povoamento negro do bairro de São Pedro coincide com a ocupação da região do Vale do Ribeira. Após a abolição da escravatura, diversos descendentes de escravos adensaram a região a partir de núcleos iniciais já estabelecidos (São Pedro e Ivaporunduva). São Pedro e as comunidades quilombolas contemporâneas do Vale guardam um vínculo histórico com antigos quilombos estabelecidos séculos atrás. A formação de núcleos de pequenos proprietários rurais negros se deu a partir do declínio da mineração no local, havendo ocupação de terras que foram abandonadas por antigos colonizadores brancos.

    Nos últimos anos, a principal atividade econômica do Quilombo de São Pedro, que está localizado em meio à Mata Atlântica, é a bananicultura. Os produtos comercializados mais rentáveis são a pupunha e o maracujá azedo. Na comunidade, o artesanato geralmente é realizado por homens, a partir de recursos da floresta: cipós (imbé e timbopeva), madeiras, taquara e sementes, cuja coleta também é uma atividade masculina.

   Os próximos passos a partir do reconhecimento do território pelo Incra são a regularização fundiária - desapropriação da área reconhecida e retirada de moradores não-quilombolas – e a titulação do quilombo em nome da associação local.

FONTE: Assessoria de Comunicação Social

Incra-SP

Deixe um Comentário

Tamanho da fonte: Imprimir:

DESTAQUES:

RECEBA:

Cadastre seu e-mail e receba nossas notícias, informações e novidades.

FIQUE DE OLHO:

Sobre nós
A Estância Turística de Eldorado é o 4º maior município paulista, com mais 70% da sua área coberta por Mata Atlântica intacta, em excelente estado de conservação.

O município fez parte do primeiro ciclo do ouro do país, no início do século XVII, ainda com o antigo nome de Xiririca (palavra indígena que significa águas correntes). Tornou-se município em 10 de março de 1842. Continue lendo.
Receba
Cadastre seu e-mail e receba nossas notícias, informações e novidades.

Contato por e-mail

Contatos
 Praça Nossa Senhora da Guia, 348
Centro - CEP 11960-000 Eldorado/SP
 Telefone: (13) 3871-6100
© 2017 Eldorado. Todos os direitos reservados.  |  Política de Privacidade  |  Desenvolvimento: Inside Internet
Curta aqui a nossa página:     
 

curtidas

    

tweets