Sexta-Feira, 21 de Julho de 2017

Meio Ambiente alerta para o caminho do lixo

A Prefeitura Municipal de Eldorado, através do Departamento de Meio Ambiente empreendeu mais uma ação para a melhoria da qualidade de vida dos cidadãos. Atualmente, o município conta com um Plano de Gestão Integrada em fase de elaboração.

O plano tem como uma das suas diretrizes principais a responsabilidade compartilhada do lixo, ou seja, todos os cidadãos, assim como as indústrias, comércio, o setor de serviços e ainda as instâncias do poder público terão uma parte da responsabilidade pelos resíduos sólidos gerados.

O Aterro Sanitário Municipal encontra-se em fase de construção de novas valas para despejo, além de projeto de licenciamento de nova área anexa, aumentando a sua área total. Este local, que hoje é o principal destino de todo o resíduo sólido gerado no município apresenta vida útil cada vez menor; isso porque tudo o que é chamado de lixo é destinado ao Aterro.

Contudo, a maioria desse material enviado para o aterro é reaproveitável, podendo se transformar em matéria prima, agregando valor financeiro. Nesse sentido, a reciclagem se mostra como uma solução econômica e ecologicamente correta para preservar o meio ambiente e, além de proteger a natureza, ainda gera emprego e renda.

Todos nós precisamos estar envolvidos!

Em casa: Fazer a separação do lixo úmido do lixo seco (recicláveis como vidros, plástico, papel e metal) para evitar que ambos acabem indo para o Aterro. Para lá vai só o lixo úmido ou orgânico (restos de alimentos, papel higiênico entre outros).

Podemos ainda reaproveitar grande parte dos restos de alimentos como adubo para as plantas. Porém, é necessário ter cuidado para não atrais pequenos animais.

No comércio e na indústria: Da mesma forma que em casa, mas considerando algumas particularidades do dia-a-dia de cada ambiente.

As lâmpadas fluorescentes devem ser devolvidas no local da compra do produto. Para descartar corretamente esses produtos, será preciso levar a lâmpada fluorescente intacta e embrulhada em uma folha de jornal. Informe-se, procure comprar em locais onde já é feito o recebimento desse material!

Existem também os resíduos provenientes de processos produtivos do comércio, indústria e hospitais, que, quando necessário, devem receber tratamento adequado, ou serem dispostos de forma diferenciada.

Com essa separação, o volume de lixo a ser depositado no nosso aterro diminuirá consideravelmente, aumentando assim a sua vida útil.

O município conta com os seguintes PEVs (Pontos de Entrega Voluntária):

• Cooperativa dos Catadores de Eldorado

Estrada SP 165 (Eldorado – Iporanga), Km 7 – Bairro Arapuca

• Departamento de Meio Ambiente

Avenida Caraitá, nº 312 – Centro

• PEV Itapeúna

Praça Coronel Mariano – Distrito de Itpeúna

• PEV Barra do Braço

Rua Santa Rita de Cássia, 97 – Distrito do Braço

Pondo em prática essas pequenas ações, estaremos garantindo grandes resultados para a nossa cidade:

• Preservação do Meio Ambiente;
  • Maior geração de emprego e renda;
  • Melhor qualidade de vida.