Quarta-Feira, 22 de Novembro de 2017

Oficina de construções de brinquedos ópticos é um sucesso entre as crianças

Cerca de 70 crianças estiveram na Aldeia Cultural e puderam participar da oficina.

Cerca de 70 crianças estiveram na Aldeia Cultural e puderam participar da oficina promovida pela Divisão Municipal de Cultura de Eldorado, em parceria com o Pontos MIS.

O Pontos MIS um programa de circulação e difusão audiovisual que visa promover a formação de público e a circulação de obras do cinema, estabelecendo parcerias para criar pontos de difusão audiovisual espalhados pelo Estado. O programa é uma parceria entre o Museu da Imagem e do Som - MIS e as cidades do Estado.

Os responsáveis pelas atividades foram os oficineiros Fernando Galrito - diretor do festival internacional de cinema de animação de Lisboa "MONSTRA", e Wilson Lazaretti, fundador do Núcleo de Cinema e Animação de Campinas.

A oficina de animação, através da construção de brinquedos ópticos, visa estimular e compreender a essência do mecanismo da representação gráfica do movimento, através de animações cíclicas. O modelo chamado de zoo-fenaquistiscópio é a junção de dois brinquedos ópticos inventados há mais de 176 anos. Os brinquedos não eram, na verdade, brinquedos e sim instrumentos para medir e provar o fenômeno da persistência da imagem na retina do olho humano. Além de ser divertida, a oficina de construção dos brinquedos ópticos, possibilita a descoberta do princípio da grande arte do cinema.

Tag: