Quarta-Feira, 24 de Maio de 2017

Pelo segundo ano, Projeto Jovem Agricultor do Futuro é um sucesso

Pelo segundo ano consecutivo, o município de Eldorado realiza o programa Jovem Agricultor do Futuro, nas dependências do Lar Feliz Eldoradense.

O projeto oferece formação técnica e cidadania a jovens, com idade entre 14 e 17 anos, regularmente matriculados na rede pública de ensino. O programa é composto por aulas práticas e teóricas nas áreas de recursos humanos, saúde,  trabalho em equipe, marketing, turismo, meio ambiente e empreendedorismo relacionado às atividades agropecuárias. A duração é de 600 horas, com aulas no contra turno escolar. O objetivo é oferecer novas oportunidades de aprendizagem e contribuir para a colocação do jovem no mercado de trabalho.

O programa é desenvolvido pelo Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (SENAR/FAESP), em parceria com a Prefeitura de Eldorado. Erick Moura e Odair José Pontes são os instrutores e Marcelo Xavier Bal é o Coordenador de Pólo.

Nesta semana, o instrutor Erick Moura, utilizou o Facebook pessoal para falar sobre o Programa. Veja abaixo o relato emocionante e que merece ser compartilhado:

Ouço o barulho de um ônibus chegando. Ajeito algumas cadeiras, confiro alguns detalhes, estanco e aguardo. Aos poucos o silêncio é cortado por vozes jovens e alegres. Através das grandes janelas da sala vejo passar uma corrente de adolescentes. Mentalmente vou contando para conferir se todos chegaram. “Oi Sôr!”, “Boa tarde!”...Diariamente minhas tardes começam assim. Minhas tardes de “sol e passarinhos”.

Cada um carrega seu pacote de gostos, rotinas e verdades. Aqui é um espaço de trocas. Da simplicidade. Ah, não é uma beleza? Olhar as árvores, os passarinhos, a luz. Isso aqui é uma tranquilidade. Primaveril. Sempre assim, o ano todo... A felicidade...Dentro daquilo que a gente pode...Dentro dos significados múltiplos da palavra.

De tudo aquilo que você leu nos dicionários do mundo, eu posso pegar um pouquinho e colocar aqui. Afinal o que é essa tal felicidade? Para mim, felicidade mesmo é quando eu vejo que meu trabalho começa dar frutos. Ser educador é abraçar o incerto. Pense bem: se tudo fosse seguro e previsível, viveríamos acomodados sem criar nada de novo.

Chegar é sempre bom, mas saber que se tem um caminho para curtir é melhor ainda. É uma questão de olhar, transformações nos movem. A vida se constrói com momentos.

Juntos eles fazem a história. E em determinados pontos são necessárias mudanças. Seja por questões pessoais, seja por profissionais. Mudanças exigem novas dinâmicas, novas rotinas. E assim, vamos construindo um futuro!

Erick Moura