Domingo, 22 de Janeiro de 2017

Prefeito e Diretora de Educação participam de evento focado na melhoria do ensino municipal

Neste último fim de semana, nos dias 17 e 18 de outubro, Prefeitos, Primeiras-Damas e Secretários de Educação dos municípios pertencentes ao CODIVAR (Consórcio de Desenvolvimento Intermunicipal do Vale do Ribeiro) e a AMVAPA (Associação dos Municípios do Vale do Paraíba), estiveram em São Roque/SP, na Agenda Regional da Educação, para o encontro que discutiu sobre o desenvolvimento do ensino nos Municípios.

Para Haydée S.P. de Macedo, Diretora Municipal de Educação, o evento foi extremamente produtivo, pois a troca de experiência é fundamental para alavancar a qualidade do sistema de ensino do município. “Para todos que participaram da Agenda Regional, uma coisa foi unânime, não queríamos que o evento terminasse, tamanha foi a relevância deste encontro”, disse Haydée.

O Prefeito Eduardo Fouquet, que também esteve presente, destacou a importância da interação entre os dois consórcios [CODIVAR e AMVAPA] e deixou claro o apoio para o desenvolvimento de uma agenda regional a partir dos problemas identificados nos Planos Municipal de Educação.

O evento faz parte do Projeto "Melhoria da Educação no Município", da Fundação Itaú Social, e teve como foco a formação continuada dos gestores municipais para uma gestão mais efetiva na promoção da qualidade da educação. A metodologia utilizada prevê que, ao longo de dois anos, os gestores sejam preparados para fazer um diagnóstico da situação local, à partir da análise de indicadores sociais, com o objetivo de desenvolver e implementar Planos Municipais de Educação (PME). O processo de elaboração dos planos é feito de maneira participativa e envolve diferentes atores sociais. O intuito é mobilizar a sociedade para as questões educacionais e ampliar o debate acerca do tema.

Desde que foi criado, em 1999, o projeto já ofereceu capacitação a 3.438 gestores de 1.027 municípios em 17 estados brasileiros.