Domingo, 26 de Março de 2017

Prefeito formaliza contratação da equipe que atuará no Projeto Estação Juventude

Nesta quarta-feira (4), o Prefeito Eduardo Fouquet recebeu os profissionais que participarão do Projeto Estação Juventude e realizou a assinatura dos contratos. Ao todo, seis pessoas participarão ativamente do programa, o qual possuirá quatro oficinas: teatro, dança, música e informática.

É importante salientar que o Estação Juventude só se tornou realidade, e foi aprovado, devido o município possuir uma Coordenadoria de políticas públicas voltada exclusivamente para os jovens (15 a 29 anos). Além de Eldorado, no Vale do Ribeira, somente Ilha Comprida possuir um departamento semelhante. Neste sentido, houve um grande esforço da Prefeitura em firmar parceria com a SNJ (Secretaria Nacional da Juventude), que contou também com o apoio da Vereadora Danielle Lohn.

Segundo Eduardo Fouquet, num primeiro momento, o projeto será implantado na cidade e no Distrito de Barra do Braço, podendo se estender futuramente para outras localidades. A previsão é que as vagas sejam abertas à partir da segunda quinzena de março.

CONQUISTA

De acordo com Carlos Afuso, Diretor Municipal de Planejamento, este projeto foi aprovado em 9º lugar na Classificação Geral, em todo o País, e em 1º Lugar do Estado de São Paulo, ficando a frente de grandes cidades e capitais, tais como: Santo André/SP, Curitiba/PR, Florianópolis/SC, Palmas/TO, Jundiaí/SP, São Luís/MA, Guarulhos/SP, Presidente Prudente/SP, entre outras.

O Programa Estação da Juventude visa atender um contingente significativo de jovens que vivem em famílias de baixa renda e em situação de pobreza.

JOVENS EM ELDORADO

Segundo o IBGE (Censo Demográfico 2010) o município de Eldorado conta com 3.555 jovens (idade entre 15 a 29 anos) sendo que deste montante, 67,14% (2387 jovens) possui renda per capita familiar de até 1 salário mínimo e 23,71% (843 jovens) não possui rendimento mensal.

Isso indica a necessidade de continuidade e ampliação de políticas de inclusão para esses segmentos, assim como de inovação na proposição de mecanismos de apoio para a construção de trajetórias de inserção, participação e autonomia para a juventude.