Terça-Feira, 25 de Abril de 2017

Prefeitura de Eldorado, através do CREAS, realizará fórum para combater violência sexual contra menores

Visando mobilizar diversos órgãos e entidades ligados à Defesa do Direito das Crianças e Adolescentes de Eldorado, a Prefeitura, em conjunto com o CREAS (Centros de Referência Especializados da Assistência Social), realizará, na próxima sexta-feira (16/05), um fórum para discutir propostas que venham combater à violência sexual praticada contra esse público no município. A ação acontecerá no Salão Paroquial, à partir das 08:00h, e contará com a presença de diversas autoridades municipais, entre elas, o Prefeito Eduardo Fouquet.
    Para o CREAS, este é um momento importantíssimo para Eldorado. Este fórum é o ponto de partida para discutir propostas e implantar ações que irão contribuir para diminuir e até acabar com esse tipo de violência praticada no município.
O evento terá como tema DIA DE CONSCIENTIZAÇÃO: "DIGA NÃO A VIOLÊNCIA".

Diferença entre Abuso e Exploração Sexual
   O abuso sexual envolve contato sexual entre uma criança ou adolescente e um adulto ou pessoa significativamente mais velha e poderosa. As crianças, pelo seu estágio de desenvolvimento, não são capazes de entender o contato sexual ou resistir a ele, e podem ser psicológica ou socialmente dependentes do ofensor. O abuso acontece quando o adulto utiliza o corpo de uma criança ou adolescente para sua satisfação sexual. Já a exploração sexual é quando se paga para ter sexo com a pessoa de idade inferior a 18 anos. As duas situações são crimes de violência sexual.

Denúncias
    No Brasil o “Disque 100”, criado pela Secretaria de Direitos Humanos da Presidência da República, é um serviço de recebimento, encaminhamento e monitoramento de denúncias de violência contra crianças e adolescentes. Os dados mostram que, de março de 2003 a março de 2011, o Disque recebeu 52 mil denúncias de violência sexual contra este público, sendo que 80% das vítimas são do sexo feminino.
O Disque 100 funciona diariamente de 8h às 22h, inclusive aos finais de semana e feriados. As denúncias são anônimas e podem ser feitas de todo o Brasil por meio de discagem direta e gratuita para o número 100 ou pelo endereço eletrônico: disquedenuncia@sedh.gov.br.