Quinta-Feira, 27 de Abril de 2017

Prefeitura inicia na próxima semana campanha de vacinação contra HPV

A Prefeitura de Eldorado, através do Departamento Municipal de Saúde, inicia na próxima semana, a partir de 12/03, uma nova fase da campanha de vacinação contra o vírus HPV, que este ano será direcionada para meninas de 9 a 11 anos. A vacina está disponível na Unidade Básica de Saúde (UBS) do município, no horário de atendimento.

No ano passado, a campanha foi voltada para a faixa etária de 11 a 13 anos. Por isso, as meninas de 12 e 13 anos que ainda não se vacinaram, ainda podem procurar uma unidade de saúde para receber a primeira dose.

A vacina contra HPV foi incluída em 2014 no calendário básico de vacinação da rede pública e é composta por três doses, sendo a segunda após seis meses da primeira e a terceira, no prazo de cinco anos.

Segundo a Enfermeira da Vigilância Epidemiológica, Aletheya Ferrarini, a definição da faixa etária de imunização se baseou em estudos epidemiológicos, que apontam melhores níveis de anticorpos quando a menina é vacinada na adolescência.

A vacina imuniza as meninas contra as 15 variedades mais perigosas do papilomavírus humano (HPV) relacionadas a doenças como câncer de colo de útero, de vagina, verrugas genitais e outros tipos de câncer. Segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS), o câncer de colo do útero é o terceiro que mais atinge as mulheres.

Tag: