Quinta-Feira, 23 de Março de 2017

Prefeitura e Vigilância Sanitária alertam sobre cuidados e prevenção contra a dengue

Buscando evitar que a dengue atinja a população, a Prefeitura de Eldorado, juntamente com a equipe da Vigilância Sanitária, alerta que é fundamental evitar os locais que podem armazenar água limpa parada e evitar as picadas do mosquito da dengue, por isso é recomenda:

• Virar garrafas vazias com a tampa para baixo;
  • Não deixar entulho no quintal ou nas ruas;
  • Cobrir a caixa d'água e piscinas;
  • Guardar baldes virados para baixo;
  • Varrer a água parada, inclusive a das lajes;
  • Colocar terra ou areia nos pratos de vaso de planta;
  • Retirar as folhas e sujeira de calhas que dificultam o escoamento da água;
  • Lavar todas as semanas baldes e tanques que armazenam água;
  • Se tiver plantas aquáticas, lave com água e sabão a parte de dentro do vaso, todas as semanas;
  • Manter a lata de lixo devidamente tapada;
  • Guardar pneus num local coberto, longe da chuva, faça furos na parte de baixo ou entregue no serviço de limpeza;
  • Jogar no lixo cascas de coco, latas de refrigerantes, copo plástico, garrafas, embalagens, etc;
  • Manter poços de água devidamente tampados;
  • Ralos com pouco uso: colocar um plástico para vedá-lo e jogar água sanitária 2 vezes por semana;
  • Diminuir a quantidade de bebedouros de cães, gatos e passarinhos, escová-los quando trocar a água;
  • Manter o aquário devidamente fechado;
  • Jogar diariamente borra de café no solo, jardins, hortas e dentro de flores, como o copo d'água ou bromélias, porque este é um inseticida natural que mata a larva do mosquito da dengue;
  • Lavar as bromélias ou plantas que acumulam água, 2 vezes por semana;
  • Cascatas e lagos: tratar com cloro e manter as bordas devidamente limpas e escovadas;
  • Muros com cacos de vidro: colocar massa ou areia para evita que a água da chuva se acumule;
  • Verificar se há água acumulada nas bandejas dos aparelhos de ar-condicionado.
  • Utilizar repelente de insetos diariamente;
  • Usar calça comprida e sapato fechado, pois o mosquito da dengue tem o hábito de picar os pés e as pernas;
  • Colocar telas de proteção nas janelas;
  • Usar mosquiteiros na cama para dormir;
  • Colocar vasos de planta citronela próximo à porta de casa e das janelas, pois ela repele o mosquito da dengue;
  • Ascender todos os dias uma vela de citronela em cada cômodo da casa.

Caso veja água parada num local público ou particular, informe a Vigilância Sanitária ligando gratuitamente para o número 3871-1268, para que o local seja limpo.

Repelente caseiro para prevenção da dengue

Um ótimo repelente caseiro para prevenção da dengue é o de cravo-da-índia e álcool, porque ele possui um aroma que interfere no sentido de orientação do mosquito, fazendo com que este tenha dificuldade em sentir o odor da pele humana.

• 1/2 litro de álcool
  • 1 pacote de cravo-da-índia (10 gramas)
  • 1 vidro de óleo infantil (100 ml) pode ser o óleo Johnson, por exemplo.

Modo de preparo

Coloque o cravo da índia dentro de um recipiente com álcool e deixe repousar por 15 dias em ambiente fechado, ao abrigo da luz, agitando 2 vezes ao dia. Após os 15 dias de espera, coe a mistura e adicione o óleo infantil à parte líquida e agite bem. Aplique diariamente na pele. Este repelente caseiro só é contraindicado para indivíduos com alergia ao cravo da índia e para crianças com menos de 3 anos de idade.

Tag: