Terça-Feira, 12 de Dezembro de 2017

Profissionais da Saúde recebem treinamento do sistema E-SUS/Atenção Básica

Na última semana, profissionais da Saúde de Eldorado e Equipe da Saúde da Família receberam um importante e esclarecedor treinamento sobre a implantação do Sistema E-SUS/Atenção Básica. O evento, que aconteceu nas dependências da Câmara Municipal de Eldorado, foi ministrado por Marcia Reis da Silva, representante do Ministério da Saúde.

A Implantação do Sistema E-SUS/AB é uma estratégia do Sistema Único de Saúde para reorganizar a assistência à saúde no município.

Formas de utilizar o novo sistema

O sistema pode ser utilizado de duas formas. Com a coleta de dados simplificada, visa atender às equipes de Atenção Básica lotadas em Unidades Básicas de Saúde (UBS) com baixa estrutura de informatização, podendo no futuro migrar para utilização do sistema com Prontuário Eletrônico do Cidadão (PEC). O programa faz uso de fichas substitutivas ao SIAB e ao SIA para o registro das informações. Essas são posteriormente digitadas e inseridas no sistema para alimentação da base nacional de dados (SISAB, novo SIAB).

Outro modo é o Prontuário Eletrônico do Cidadão (PEC), que é formulado para atender às equipes de Atenção Básica lotadas em Unidades Básicas de Saúde parcialmente ou totalmente informatizadas. O PEC melhora o trabalho diário, ao facilitar o agendamento, o acesso a informação clínica, a emissão de receitas, solicitações de exames e laudos, sendo destinado a todas as categorias profissionais da Estratégia de Saúde da Família (ESF).

Tag: