Terça-Feira, 25 de Abril de 2017

Programa Estação Juventude é aprovado e beneficiará jovens eldoradenses

Nesta semana, a Prefeitura de Eldorado foi contemplada com a aprovação do Programa Estação Juventude. A implantação e implementação do projeto serão realizados em parceria com a Secretaria Nacional da Juventude (Presidência da República), tendo um valor estimado de R$ 258 mil. Esta ação será focada na capacitação de jovens através dos cursos de Informática, Música, Teatro e Dança.

De acordo com Carlos Afuso, Diretor Municipal de Planejamento, este projeto foi classificado em 9º lugar na Classificação Geral, em todo o País, e em 1º Lugar do Estado de São Paulo, ficando na frente de grandes cidades e capitais, tais como: Santo André/SP, Curitiba/PR, Florianópolis/SC, Palmas/TO, Jundiaí/SP, São Luís/MA, Guarulhos/SP, Presidente Prudente/SP, entre outras.

O Programa Estação da Juventude visa atender um contingente significativo de jovens que vivem em famílias de baixa renda e em situação de pobreza.

Segundo o IBGE (Censo Demográfico 2010) o município de Eldorado conta com 3.555 jovens (idade entre 15 a 29 anos) sendo que deste montante, 67,14% (2387 jovens) possui renda per capita familiar de até 1 salário mínimo (R$ 622,00) e 23,71% (843 jovens) não possui rendimento mensal.

Isso indica a necessidade de continuidade e ampliação de políticas de inclusão para esses segmentos, assim como de inovação na proposição de mecanismos de apoio para a construção de trajetórias de inserção, participação e autonomia para a juventude.

“A importância deste projeto é promover o desenvolvimento integral dos jovens como fator de formação da cidadania e melhoria da qualidade de vida, principalmente para aqueles que encontram-se em áreas de vulnerabilidade social”, conclui Carlos Afuso.