Segunda-Feira, 20 de Novembro de 2017

Projeto promove inclusão social através da capoeira

Na última semana, a Divisão Municipal de Cultura, em conjunto com o Departamento de Educação, iniciou um projeto de levar a capoeira e suas manifestações culturais aos alunos da rede municipal de ensino. A escola Prof.ª Maria Salete Pedroso Ferreira foi a escolhida para o início deste trabalho e contou com a presença de alunos de outras instituições do município. Reginaldo Marinho, conhecido como Tyson, coordenou as apresentações, envolvendo as crianças e ensinando os preceitos culturais da capoeira.

A capoeira tem uma ligação muito íntima com todo o processo civilizatório brasileiro, sobretudo no que diz respeito à construção de nossa identidade cultural. A inclusão desta manifestação artítica como prática educativa na rede pública de ensino é fruto do processo de escolarização da mesma, cujo contexto histórico se percebe desde o final da década de setenta.

O projeto terá caráter itinerante e percorrerá todas as escolas do município.

Tag: