Sexta-Feira, 20 de Janeiro de 2017

Renda Cidadã e Programa Ação Jovem de Eldorado recebem ampliação do número de beneficiários

Atendendo solicitação da Prefeitura de Eldorado, o Governo do Estado de SP, através da Secretaria Desenvolvimento Social, ampliou o número de vagas para os programas Renda Cidadã e Ação Jovem.
   Na próxima terça-feira (29), o Secretário de Desenvolvimento Social do Estado de São Paulo, Rogério Hamam, irá anunciar o aumento do número de vagas para os dois programas. O evento acontecerá em São Paulo, no Palácio dos Bandeirantes, e irá beneficiar 43 municípios, incluindo Eldorado.

Programa Renda Cidadã
Atende famílias paulistas em situação de vulnerabilidade social, cujos rendimentos sejam de até meio salário mínimo por pessoa. Além da transferência de R$ 80,00 mensais, a família beneficiária participa de ações que possibilitam melhoria da qualidade de vida, como cursos de capacitação e palestras socioeducativas.
O período de permanência no Renda Cidadã é de até 36 meses, mediante avaliação anual da Prefeitura, que a cada período de 12 meses verificará as condições e critérios para permanência da família no programa como índices de educação e saúde das crianças, além de presença nas atividades oferecidas.
Para ser inserida no Renda Cidadã, a família interessada precisa ter renda per capita de até meio salário mínimo e procurar o Centro de Referência de Assistência Social (CRAS) mais próximo ou a Prefeitura local para solicitar o seu cadastramento.

Programa Ação Jovem
Programa estadual de transferência de renda que tem como objetivo estimular a conclusão da educação básica e preparar o jovem para o mercado de trabalho. Atende estudantes de 15 a 24 anos em situação de vulnerabilidade social, cuja renda familiar seja de até meio salário mínimo por pessoa. É a prefeitura local que cadastra, acompanha e descadastra o jovem beneficiário ,de acordo com os critérios do programa.
O Ação Jovem oferece apoio financeiro mensal de R$ 80,00 além das atividades complementares, como cursos de capacitação e preparação para o mercado de trabalho.
O valor deR$ 80 mensais é uma forma de incentivar o jovem a se manter na escola. O programa estadual também oferece atividades socioeducativas em período alternativo ao escolar, visando à colocação no mercado de trabalho e ao desenvolvimento da cidadania.
“Promover ações sociais com responsabilidade é uma das grandes preocupações do governador Geraldo Alckmin. Por essa razão, a Secretaria de Desenvolvimento Social não tem medido esforços para contemplar a população que se encontra em situação de vulnerabilidade do nosso Estado”, Secretário Rogerio Hamam.