Quinta-Feira, 27 de Abril de 2017

Saúde Municipal inicia “Campanha dos 3 Bichos”

A Prefeitura de Eldorado, por meio do Departamento Municipal de Saúde, realiza nesta semana (10 a 14 de agosto) a Campanha de Prevenção das Doenças Negligenciadas, conhecida como “Campanha dos 3 Bichos”, do Ministério da Saúde.

O objetivo da campanha é realizar a busca ativa de casos de Hanseníase, Tracoma e Geohelmintíase entre crianças de 05 a 14 anos, estabelecendo o tratamento o mais precoce possível e administração de Albendazol (mediante autorização prévia dos pais), medicamento utilizado no tratamento de verminoses.

Segundo o Ministério da Saúde, essas três doenças aparecem em situações de higiene inadequada e em que o saneamento básico é ineficiente. São chamadas de “doenças em eliminação ou negligenciadas, pois já deveriam ter sido erradicadas do país”.

Em Eldorado, a Campanha está sendo realizada na cidade e em alguns bairros da zona rural. De acordo com o Departamento, a partir dos resultados, será analisada a necessidade de estendê-la para as outras localidades. Os casos suspeitos serão reanalisados e encaminhados para tratamento.

As crianças estão sendo avaliadas individualmente na prevenção contra o Tracoma. Já quanto às demais doenças, receberão folhetos educativos com orientações sobre os principais sintomas e prevenção, para que os pais observem as crianças e informe à Saúde caso verifiquem manchas suspeitas.

Tag: