Domingo, 23 de Julho de 2017

Saúde realiza a 1ª Oficina Municipal da Rede Cegonha

Nesta semana o Departamento de Saúde realizou a 1ª Oficina Municipal da Rede Cegonha, no Centro Comunitário. O evento, que aconteceu na última terça-feira (24), reuniu representantes da Educação e funcionários da Saúde, além do Prefeito Eduardo Fouquet e membros de órgãos regionais do setor.

A oficina foi realizada com intuito de melhorar a saúde materno-infantil, através do preparo para a humanização do parto/nascimento e o pacto para redução da mortalidade materno-neonatal. Essa oficina subsidiou ações para a construção de um Plano de Rede Cegonha Municipal e um Grupo Condutor que elaborará estratégias que visam organizar a rede de saúde.

Para ambientar sobre a temática, todos os participantes receberam materiais didáticos (livros, folders, cartilhas). O objetivo principal é o desenvolvimento das atividades em seu ambiente de trabalho.

SAIBA MAIS SOBRE A REDE

A Rede Cegonha sistematiza e institucionaliza um modelo de atenção ao parto e ao nascimento que vem sendo discutido e construído no país desde os anos 90, com base no pioneirismo e na experiência de médicos, enfermeiros, parteiras, acadêmicos, antropólogos, sociólogos, gestores, formuladores de políticas públicas, gestantes, ativistas e instituições de saúde, entre muitos outros.

Trata-se de um modelo que garante às mulheres e às crianças uma assistência humanizada e de qualidade, que lhes permite vivenciar a experiência da gravidez, do parto e do nascimento com segurança, dignidade e beleza. Não se pode esquecer jamais que dar à luz não é uma doença, mas uma função fisiológica e natural que constitui uma experiência única para a mulher e o(a) parceiro(a) envolvido(a).

Tag: