Quarta-Feira, 28 de Junho de 2017

Secretaria de Meio Ambiente entrega melhoria no viveiro de mudas florestais na Comunidade Quilombola Nhunguara

Na quarta-feira (03/fev/16), o Prefeito Eduardo Fouquet esteve no Quilombo de Nhunguara para cerimônia que oficializa a ampliação do viveiro de viveiro de mudas florestais nativas e frutíferas, além do processo de certificação.

Na ocasião, estiveram presentes, a Secretária Estadual de Meio Ambiente, Patrícia Iglecias, o Diretor Executivo da Fundação Itesp, Marco Pilla, o Prefeito de Iporanga, Valmir da Silva, população local e membros da Prefeitura de Eldorado.

"É um grande orgulho para o Sistema Ambiental Paulista constatar que este projeto tem o potencial de contribuir decisivamente para a geração de renda e emprego no Vale do Ribeira, com sustentabilidade", destacou Patrícia Iglecias.

Comunidade Nhunguara

Noventa e uma famílias vivem na comunidade remanescente de quilombo Nhunguara. Ela ocupa uma área de 8.100 hectares entre os municípios de Eldorado e Iporangaa. Desde que a Fundação Itesp reconheceu a comunidade, em 2001, o Governo do Estado direcionou R$ 423 mil para os beneficiários. O recurso foi aplicado na construção de equipamentos comunitários, melhoria da rede de distribuição de água, recuperação de estradas e doação de insumos diversos, como calcário, sementes e kits de aves e de hortas domésticas.

Há cerca de 15 anos, o Viveiro de Mudas Sítio Pedra da comunidade Nhunguara trabalha com a produção de mudas florestais nativas da Mata Atlântica. O grupo é constituído por 11 beneficiários, oito deles mulheres. As mudas produzidas no viveiro são adquiridas pela própria comunidade e comercializadas no Vale do Ribeira e na região de Sorocaba. Nos próximos anos, a meta dos quilombolas é dobrar o número de beneficiários que trabalham no local. O projeto contribui para geração de renda e emprego, além de inspirar outras comunidades a adotarem iniciativa semelhante.