Segunda-Feira, 24 de Julho de 2017

Vice-prefeito Dinoel participa de reunião com a equipe técnica do Itesp de Eldorado

Na última segunda feira (22/05), a Equipe Técnica do ITESP, Grupo Técnico de Campo (GTC) de Eldorado, recebeu o Vice-Prefeito de Eldorado, Dinoel Pedroso Rocha, em reunião periódica de Equipe. O objetivo do encontro foi para a Prefeitura conhecer os trabalhos da Fundação ITESP (Diretoria de Desenvolvimento) junto as Comunidades de Quilombo, bem como entregar o Plano Operativo referente as ações desenvolvidas pelo GTC no ano de 2017.

O foco das discussões ficou em cima do programa MICROBACIAS, em parceria entre CATI e ITESP para as diversas aquisições que estão acontecendo nas Comunidades. O ITESP de Eldorado é o responsável pelas discussões participativas junto as Comunidades, elaboração dos projetos, apoio junto as Associações para as aquisições e encaminhamentos dos documentos para a CATI, que controla e libera os recursos do Convênio entre o Governo do Estado de SP e o Banco Mundial.

Foram liberados, do fim de 2015 até o momento, cerca de R$ 2,8 milhões, para a aquisição de: veículos utilitários, caminhões, trator e implementos agrícolas, climatizadora para banana, equipamentos para agricultura, equipamentos para cozinha, equipamentos para escritório, construções, etc.

Foi colocado pelos Técnicos a dificuldade de processamento e comercialização dos produtos Quilombolas, mas, mesmo assim o Programa de Aquisição de Alimentos (PAA), formalizado pela COOPERQUIVALE (Cooperativa dos Agricultores Quilombolas do Vale do Ribeira) tem sido fundamental para melhorar a renda das Famílias e ajudar na diversificação da produção.

Ao final, o Vice-Prefeito parabenizou o trabalho, fez algumas colocações de alternativas em que a Prefeitura pode ajudar para melhorar a comercialização da produção Quilombola e colocou a Prefeitura a disposição para os trabalhos em parceria. O Vice-Prefeito enfatizou a dificuldade em utilizar as estruturas (barracões) do Parque Industrial por contratos elaborados por Prefeitos anteriores, que não vingaram. Falou também da possibilidade de utilização do Espaço da Praça, para Implantação de uma Feira de Produtores.

Também esteve presente na reunião, além dos Técnicos do GTC Eldorado, o Coordenador Regional do ITESP da região do Vale do Ribeira, José Renato Lisboa.

Colaboração: Sidney Santana e Silva - ITESP - GTC Eldorado.