Facebook
Twitter
Soundcloud
You Tube
  Siga-nos!
Ícone E-mail
Ícone E-mail
Ícone Telefones Úteis
Ícone Ouvidoria
Ícone Webmail
Sábado, 25 de Março de 2017
Imagem de Acerto
Brazão de Eldorado
Prefeitura da Estância Turística de Eldorado
Brazão de Eldorado

VIGILÂNCIA SANITÁRIA: "muito além do que se imagina"

Compartilhe

Você sabe como atua a Vigilância Sanitária?

Por definição, a VS é um “conjunto de ações capaz de eliminar, diminuir, ou prevenir riscos à saúde e de intervir nos problemas sanitários decorrentes do meio ambiente, da produção e circulação de bens e da prestação de serviço de interesse da saúde” (Lei Nº 8.080, de 19 de setembro de 1990).

Sua missão é promover e proteger a saúde da população por meio de ações integradas e articuladas de coordenação, captação, educação, informação, fiscalização em Vigilância Sanitária. Vale a pena ressaltar que o cidadão é o melhor fiscal de sua própria saúde.

O que faz a Vigilância Sanitária?

Os serviços prestados pela Vigilância Sanitária de Eldorado São:

· Fiscalização e licenciamento de todos os tipos de estabelecimentos de comércio e manipulação de alimentos, como bares, restaurantes, quiosques, supermercados, etc;

· Fiscalização e licenciamento de indústria de alimentos;

· Controle da qualidade de água de consumo, de piscinas públicas, de caixas d’água de clínicas médicas sob suas responsabilidades;

· Controle de qualidade do ar de ambientes internamente climatizados;

· Fiscalização de licenciamentos de estabelecimentos e serviços de interesse à saúde, como clínicas médicas, consultórios, óticas, salões de cabeleireiros, academias de ginástica, etc.;

· Educar a população quanto a higiene de residências e estabelecimentos, evitando dessa forma a proliferação de insetos e roedores.

Qual o papel do fiscal sanitário?

Perceber, diagnosticar e eliminar possíveis riscos à saúde, bem como prevenir e orientar a toda a população. A eles é dado o poder de polícia, necessário no momento das fiscalizações. O fiscal sanitário também é o responsável pela aplicação de auto de infração, interdição de estabelecimentos, apreensão de produtos e equipamentos etc.

Quando procurar?

Procure a Vigilância Sanitária no caso de irregularidades que ofereçam risco: As denúncias devem ser formalizadas no setor, porém garantido ao denunciante o sigilo do mesmo.

- Riscos ambientais: surge quando o esgoto, o lixo e a água usada em locais públicos não têm um destino adequado, com a presença de vetores como ratos, baratas e insetos.

- Riscos ocupacionais: observados em processos de produção e comercialização de alimentos e outros produtos, como por exemplo, a falta de equipamentos de proteção individual (gorro, botas, aventais e máscaras) para profissionais.

- Riscos sociais: quando, por exemplo, ocorre a comercialização de alimentos sem padrão de identidade e qualidade, isto resulta no não atendimento das necessidades básicas de alimentação de quem compra o produto.

- Risco institucional: quando um local público apresenta riscos à saúde individual e coletiva em função de seus aspectos físicos, higiênicos e sanitários.

Missão de todos Fazer com que o trabalho da Vigilância Sanitária seja visto e reconhecido pela população, pois o cidadão deve saber cobrar seus direitos, principalmente os que envolvem saúde pública. A vigilância à saúde é, portanto, uma “missão” de todos enquanto cidadãos e consumidores.

A Vigilância Sanitária atua:

Nos locais de produção, transporte e comercialização de alimentos:

  • Bares, restaurantes, mercados, frutarias, açougues, peixarias, frigoríficos, indústrias e rotulagem de alimentos, transportadoras, embaladoras, importadoras, exportadoras e armazenadoras de alimentos, etc.;

  • Farmácias, drogarias, perfumarias, saneantes, produtos de higiene, produtos hospitalares (indústria, comércio e rotulagem) importadora, exportadora, distribuidora, transportadora, armazenadora de medicamentos, cosméticos e saneantes.

  • Hospitais, clínicas médicas e odontológicas, laboratórios, asilos, presídios, profissionais de saúde, etc.

No meio ambiente

  • Controla a qualidade da água, ar, solo, saneamento básico, calamidades públicas, transporte de produtos perigosos, monitora os ambientes que causam danos à saúde, entre outros.

Nos ambientes e processos do trabalho/saúde do trabalhador

  • Identificação e intervenção dos locais de trabalho das pessoas como lojas, fábricas, transportes, escritórios, etc.

Na pós-comercialização

  • Investiga situações que envolvem reações adversas a medicamentos, sangue e produtos para saúde, intoxicação por produtos químicos, etc.

 

  • Analisa projetos de construção, reforma, adaptação ou ampliação no que interfere na saúde das pessoas, em residências, hospitais, clínicas, fábricas, escolas, creches etc. E assim emitindo autorização para realização das construções.

Em locais públicos

  • Shoppings, cinemas, clubes, óticas, postos da gasolina, estádios, piscinas, escolas, cemitérios, salões de beleza, portos, aeroportos, áreas de fronteira, entre outros.

Alimentação de sistemas: Sísagua, Pró-água, SIVISA, SISOSOLO,SISAWEB.

 

Tag:

Deixe um Comentário

Tamanho da fonte: Imprimir:

DESTAQUES:

RECEBA:

Cadastre seu e-mail e receba nossas notícias, informações e novidades.

FIQUE DE OLHO:

Sobre nós
A Estância Turística de Eldorado é o 4º maior município paulista, com mais 70% da sua área coberta por Mata Atlântica intacta, em excelente estado de conservação.

O município fez parte do primeiro ciclo do ouro do país, no início do século XVII, ainda com o antigo nome de Xiririca (palavra indígena que significa águas correntes). Tornou-se município em 10 de março de 1842. Continue lendo.
Receba
Cadastre seu e-mail e receba nossas notícias, informações e novidades.

Contato por e-mail

Contatos
 Praça Nossa Senhora da Guia, 348
Centro - CEP 11960-000 Eldorado/SP
 Telefone: (13) 3871-6100
© 2017 Eldorado. Todos os direitos reservados.  |  Política de Privacidade  |  Desenvolvimento: Inside Internet
Curta aqui a nossa página:     
 

curtidas

    

tweets