Facebook
Twitter
Soundcloud
You Tube
  Siga-nos!
Ícone E-mail
Ícone E-mail
Ícone Telefones Úteis
Ícone Ouvidoria
Ícone Webmail
Quarta-Feira, 28 de Junho de 2017
Imagem de Acerto
Brazão de Eldorado
Prefeitura da Estância Turística de Eldorado
Brazão de Eldorado

Vigilância Sanitária alerta para o consumo de bebidas clandestinas

Compartilhe

     A vigilância Sanitária de Eldorado chama a atenção aos cuidados para o consumo de bebidas alcoólicas sem a procedência confiável. Isso porque, as falsificadas, sem registro no Ministério da Agricultura, podem causar neurite óptica, uma lesão no nervo óptico que pode levar à perda irreversível da visão, dependendo do grau de exposição ao metanol.

    O máximo de metanol permitido nos destilados pela legislação brasileira é 0,25ml/100 ml de álcool anidro, limite que geralmente é desrespeitado nas bebidas clandestinas.

      O problema é que a falsificação é mais comum do que se possa imaginar. No ano passado a polícia desmantelou dezenas de refinarias no país. O crime não se restringe às bebidas de maior valor agregado como o uísque. Inclui também as populares vodka e cachaça. Por isso, é recomendável checar, na embalagem, o registro do Ministério da Agricultura, antes de comprar qualquer bebida para eliminar o risco de intoxicação.

    O metanol tem baixa toxidade, mas quando metabolizado produz substâncias que atacam o nervo óptico, podendo também causar sérios danos ao fígado, rim, coração, pâncreas e até alterações na camada externa do cérebro que caracterizam a esclerose múltipla.

    O grau de intoxicação depende da quantidade ingerida. Já a neurite óptica é decorrente de edema no nervo óptico. Os sintomas podem incluir desde dor de cabeça, náuseas, vômitos e queda na visão de contraste até cegueira e morte.

     A Vigilância Sanitária lembra que somente poderão ser comercializados produtos de gêneros alimentícios e bebidas que estejam regularizados nos órgãos competentes, que tenham empresa constituída, procedência e rotulagem.

    Lembramos que os estabelecimentos comerciais de gêneros alimentícios como: bares, lanchonetes, supermercados, mercearias, restaurantes e outros só poderão adquirir esses produtos se tiverem procedência e rotulagem de acordo com a legislação vigente, e no caso de bebidas deve constar no rótulo, além dos dizeres obrigatórios de rotulagem, o registro do Ministério da Agricultura, caso contrário não devem ser adquiridos, se adquiridos serão punidos na forma da legislação vigente.

Tag:

Deixe um Comentário

Tamanho da fonte: Imprimir:

DESTAQUES:

RECEBA:

Cadastre seu e-mail e receba nossas notícias, informações e novidades.

FIQUE DE OLHO:

Sobre nós
A Estância Turística de Eldorado é o 4º maior município paulista, com mais 70% da sua área coberta por Mata Atlântica intacta, em excelente estado de conservação.

O município fez parte do primeiro ciclo do ouro do país, no início do século XVII, ainda com o antigo nome de Xiririca (palavra indígena que significa águas correntes). Tornou-se município em 10 de março de 1842. Continue lendo.
Receba
Cadastre seu e-mail e receba nossas notícias, informações e novidades.

Contato por e-mail

Contatos
 Praça Nossa Senhora da Guia, 348
Centro - CEP 11960-000 Eldorado/SP
 Telefone: (13) 3871-6100
© 2017 Eldorado. Todos os direitos reservados.  |  Política de Privacidade  |  Desenvolvimento: Inside Internet
Curta aqui a nossa página:     
 

curtidas

    

tweets