Sexta-Feira, 21 de Fevereiro de 2020

NOTA OFICIAL – CASO DE ARENAVÍRUS

A Prefeitura Municipal da Estância Turística de Eldorado, através do Departamento Municipal de Saúde, vem a público trazer informações e esclarecimentos à respeito de um caso de Febre Hemorrágica por Arenavírus identificado no Vale do Ribeira.

Vale ressaltar que está em investigação a identificação do possível local em que o paciente adquiriu a doença, e que o Departamento de Saúde está seguindo todos os procedimentos e orientações do Ministério da Saúde e da Secretaria Estadual da Saúde, por se tratar de um caso raro.

De acordo com recomendação da Secretaria Estadual da Saúde, todos os profissionais da saúde, bem como os familiares que estiveram em contato com a vítima, estão sendo monitorados pela Vigilância Epidemiológica.

Não existe até o presente momento, qualquer possibilidade de contágio entre humanos, uma vez que a transmissão do vírus ocorre através do contato com a urina de roedores silvestres, porém, como mencionado anteriormente, a equipe da Vigilância Epidemiológica em conjunto com a Secretaria Estadual da Saúde está mapeando e monitorando todas as pessoas que tiveram contato com o paciente, não havendo nenhum indício de epidemia ou mesmo de quarentena como está sendo disseminado indevidamente pelas redes sociais.

Para quaisquer esclarecimentos adicionais que se façam necessários, solicitamos que entrem em contato diretamente com a Vigilância Epidemiológica do município (13 3871 3125) ou ainda com o Departamento de Saúde (13 3871 1281).

No link abaixo, seguem as recomendações e orientações da Secretaria Estadual da Saúde.

Não disponível!
Tag: