02 JUL 2021
NOTA DE ESCLARECIMENTO | Vacina vencida
Em relação à matéria publicada nesta sexta-feira (2/7), no jornal Folha de S. Paulo, sobre denúncia de que milhares de brasileiros teriam tomado a vacina contra a covid-19 vencida, a Prefeitura de Eldorado, por meio do Departamento Municipal de Saúde, tranquiliza os moradores de que não há na cidade doses armazenadas fora da data de validade. E que as doses recebidas no município foram todas aplicadas dentro do prazo de validade.

Vale ressaltar que, os pesquisadores levaram em conta números do sistema DataSUS, onde as secretarias estaduais registram os atendimentos e as informações dos lotes. E que, Eldorado não consta na listagem de municípios que suspostamente aplicaram dose de imunizantes vencidos.

Segurança do paciente

É importante lembrar que o usuário, ao ser vacinado, recebe um cartão de vacinação onde são anotadas as informações sobre a vacina aplicada, como Lote e Fabricante. E, em caso de dúvida, ele pode sempre recorrer ao cartão para consultar as informações da dose que recebeu.

Na matéria referida acima são citados os seguintes lotes:

• 4120Z001, com vencimento em 29 de março;
• 4120Z004, com vencimento em 13 de abril;
• 4120Z005, com vencimento em 14 de abril;
• CTMAV505, com vencimento em 31 de maio;
• CTMAV506, com vencimento em 31 de maio;
• CTMAV520, com vencimento em 31 de maio;
• e 4120Z025, com vencimento em 04 de junho.

Em caso de alguma dúvida, saiba que os profissionais das unidades estão preparados para esclarecer todas as questões relacionadas à Campanha Municipal de Vacinação.

Acesse a matéria completa da Folha de S. Paulo: https://www1.folha.uol.com.br/equilibrioesaude/2021/07/milhares-no-brasil-tomaram-vacina-vencida-contra-covid-veja-se-voce-e-um-deles.shtml